a. Amazon

Aprenda a configurar a Amazon markeplace no Hub

Índice

Sobre a Amazon

Com mais de 20 anos de experiência em e-commerce, a Amazon disponibiliza ferramentas para ajudar a iniciar suas vendas online através de Marketplace de forma rápida e simples, independentemente do tamanho da sua empresa.

Através do Hub o lojista poderá anunciar em todas as categorias da Amazon BR. A plataforma disponibiliza uma estrutura de mapeamento de atributos por categoria que facilita o mapeamento dos atributos e opções de valores recomendadas pela Amazon, nesta primeira versão os pedidos serão integrados na plataforma a partir do status aprovado. As informações de entrega (custo e prazo) devem ser configuradas diretamente no Amazon Seller Central.

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Dúvidas

Para tirar algumas das principais dúvidas sobre como vender nesse marketplace, você pode acessar o porta de Perguntas Frequentes na Amazon, através deste link.

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Como começar a vender neste marketplace?

Para saber como começar a vender neste marketplace, entender benefícios, comissionamento e demais detalhes comerciais, acesse o canal oficial do marketplace.

Ativação

Para iniciar as configurações com o Marketplace você precisa primeiramente finalizar a etapa de contrato com o portal, após isso você deverá seguir os passos de preparação da plataforma Hub:

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Observação

Grande parte desses itens precisam ser configurados apenas uma vez, e valerá para todas as integrações com qualquer portal de Marketplace.

Após as configurações iniciais para Marketplace, para a Amazon é necessário realizar processos de Mapeamento dentro da plataforma, para o envio correto da informação dos seus produtos dentro do portal de Seller:

Com todos esses passos configurados, é necessário adquirir as Credenciais para a conexão com o Marketplace, para autenticar a integração.

Autenticação

No menu Hub ≫ Todos marketplaces vá a opção de integração referente a Amazone clique no botão verde escrito Ativar, ao carregar a próxima tela, será preciso preencher os dados referentes as credenciais de acesso, após isso clique na opção de Validar Credenciais, para autenticação dos dados:
Para realizar a ativação da integração do Hub com a Amazon, primeiramente é necessário as credenciais:

  • ID do vendedor na AMAZON (Seller ID)
  • Token de Autorização do MWS (MWS Auth Token)

Caso ainda não tenha esses dados será necessário seguir os seguintes passos:

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Credenciais de integrador

É necessário obter acesso e dar permissão no Seller Central ao seu integrador. A Loja deve estar cadastrada na Amazon e ter acesso de administrador ao Painel de lojista da Amazon.

① Acesse a conta através do painel Amazon Seller Central, na parte superior a direita localize a opção de Configurações e após a opção Permissões de Usuário.
② Na seção Desenvolvedor e aplicativos de terceiros, localize a opção Gerencie sua página de aplicativos.
③ Clique no botão de Autorizar novo desenvolvedor.
④ Na tela a seguir, você irá digitar os dados referentes a identificação do Hub: Nome do desenvolvedor: Octopus e ID do desenvolvedor: 1507-1908-4223.
⑤ Na próxima tela marque a flag concordando com a criação do usuário e avance novamente.
⑥ Ao final estará disponível os dados necessários para a ativação: ID do vendedor na AMAZON (Seller ID) e Token de Autorização do MWS (MWS Auth Token).

Para localizar posteriormente as credenciais de acesso, siga os passos abaixo:

① Acesse a conta através do painel Amazon Seller Central, na parte superior a direita localize a opção de Configurações e após a opção Informações de conta.
② Clique no botão de Informações de conta e após localize seu código de vendedor.
③ O Código que exibido será referente ao ID do vendedor na AMAZON (Seller ID).
④ O token estará visível acessando o menu Gerencie sua página de aplicativos citado no inicio do tutorial.

Definições Gerais

Após validar as credenciais de acesso será necessário a definição de alguns itens de configuração da integração, que podem ser alterados de acordo com estratégias de negócio do Seller.
As definições são as seguintes:

Catálogo de Produtos - Produtos que serão enviados ao portal do marketplace. (Configurado no passo Configuração de catálogo de produtos
Lista de Preço - Preços aplicados aos produtos inseridos no catálogo desse Marketplace. (Configurado no passo Configuração de lista de preços
Estoque - Origem de estoque dos produtos desse catálogo (configurado no passo: Configuração do estoque
Proteção de Estoque - A proteção define a quantidade de unidade(s) ou porcentagem que deseja manter no estoque e não enviar ao marketplace, aplicada em todos os produtos do catálogo selecionado.
Meios de Entrega - Meios de entrega padrão para cotação

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Observação

Você pode definir catálogos, listas e estoques diferentes para cada marketplace, ou utilizar as mesmas configurações para todos os portais que for integrar

Definições Avançadas

Depois de selecionar os dados Gerais, será necessário apontar os dados das definições Avançadas, para facilitar a vida do lojista, o Hub automaticamente as configura com valores padrões convencionados por nossa equipe, mas se for necessário o lojista poderá alterar estas configurações.

Dados Gerais
✓ O Nome identificador é como este canal de venda será ilustrado no Hub, ele irá auxiliar a identificar seus pedidos.
✓ O Identificador de integração é um campo livre que pode ser utilizado para identificar o canal de vendas junto ao seu ERP, quando da integração de um pedido, por exemplo.
✓ A Data inicial para integração de pedidos é uma configuração importante para migração de Hub, ela é utilizada para controlar a partir de que data e hora os pedidos devem ser integrados no Hub, para não acontecer uma inconsistência.

Forma de Pagamento:
Em geral o marketplace não informa qual o meio de pagamento o cliente final utilizou na realização do pedido, por isso, será necessário definir um meio de pagamento Padrão para que os pedidos realizados nesse marketplaces sejam apontados para essa configuração.
Esta é uma configuração auxiliar e tem o objetivo de permitir a integração do pedido junto ao ERP, já que em muitos sistemas esta é uma informação obrigatória, além de facilitar a administração do pedido quando da integração.

Formas de Entrega:
Onde serão definidos os meios de entrega que serão apontados nos pedidos referentes a esse marketplace. É possível definir uma transportadora para o tipo Normal de entrega e outra para modalidade Expressa. Exemplo: Colocar PAC para Normal e Sedex para a Expressa.
Além disso, a Amazon disponibiliza a entreva via Fullfillment, a FBA, que também pode ser atribuída a uma transportadora nessa configuração.
Esta também é uma configuração auxiliar e tem o objetivo de permitir a integração do pedido junto ao ERP, já que em muitos sistemas esta é uma informação obrigatória, além de facilitar a administração do pedido quando da integração

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Importante

Você pode clicar em Editar no Meio de Entrega e Editar>Personalizados no Meio de Pagamento para colocar um Identificador de Integração para mapear esses meios com os códigos utilizados dentro do seu ERP.

Ao final, depois de preencher todos os campos obrigatórios para a ativação do Marketplace, você precisa clicar no botão chamado Inativo, para torná-lo ativo e clicar em Salvar ou Salvar e Fechar para finalizar o processo de ativação.

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Importante

Antes de Ativar e Salvar o canal, se for um processo de Migração, ou seja, se a loja Já vende no marketplace e está migrando sua conta para o Hub da Linx Commerce, leio o tópico referente ao processo de Migração.

Agora é só aguardar, que seus produtos serão enviados ao Marketplace e a integração já estará apta para receber os pedidos.
Nós próximos tópicos contém informações importantes sobre Migração, Cadastramento de Produtos, Mapeamentos e Cotações de Frete para esse Marketplace.

Migração

Migração Interna - sendo da plataforma Octopus para o Hub da Linx Commerce, (que pertence ao mesmo grupo Linx) será preciso fazer a liberação do Novo Usuário de Desenvolvedor, referente a aplicação Hub Core, também será necessário realizar a solicitação de DE-PARA de produtos junto a equipe de Suporte do Hub através de um Chamado.

Migração Externa - Para migração de Outras Plataformas para o Hub da Linx Commerce, será necessário seguir os passos para gerar credenciais disponíveis nessa documentação, depois todos os passos anteriores listados e antes de ativar, realizar o processo de DE-PARA de produtos, disponível nesse LINK.

Produtos

Na seção 1. Configurações do Hub ≫ Como configurar o catálogo e produtos apresentamos como configurar um catálogo de produtos, seja para um marketplace em específico ou então um catálogo geral para todos os marketplaces. Nesta seção apresentaremos a importância de algumas informações estarem preenchidas no cadastro de um produto para que o mesmo possa ser vendido neste marketplace, além de explicar o fluxo de cadastro e atualização dos produtos junto à este marketplace.

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Regras de produtos

Para o envio de produtos para a Amazon é importante estar atento a alguns requisitos de cadastramento definidos pelo próprio portal do marketplace, são eles:

⑴ As imagens dos produtos devem possuir o tamanho mínimo de 400px de altura e largura.
⑵ A categoria do produto deve ser previamente mapeada entre o Hub e o marketplace. Para mais detalhes acesse o documento de mapeamento de categorias.
⑶ Os produtos devem possuir dimensões e peso.
⑷ Os produtos devem possuir código EAN.

Mapeamentos

Mapeamentos: para cada atributo ou ficha técnica de produto no marketplace, é possível relacionar um atributo de produto nativo do Hub, para que de forma automática estes campos sejam atualizados na vitrine do marketplace.

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Mapeamento padrão

Para facilitar o processo de configuração de um marketplace, o Hub possui alguns mapeamentos nativos para cada marketplace. Se for necessário, é possível alterar este mapeamento e relacionar com um novo atributo ou mesmo com um já existente.

Validações: são regras e validações existentes em todos os marketplaces para que seja possível ofertar um ou mais produtos em sua vitrine, estas validações foram compiladas pelo nosso time e são apresentadas de forma centralizada.

Cotações de Frete

Este marketplace permite apenas a configuração de uma tabela de fretes no Amazon Seller Central, onde é possível configurar um ou mais meios de entrega para dos tipos Normal ou Expresso. No Hub é possível vincular um meio de entrega do Hub para cada um dos tipos de entrega comentados acima, além de ser possível vincular um meio de entrega para pedidos do tipo Fulfillment.

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Mais informações

Mais detalhes sobre frete e entrega podem ser conferidos em Configuração do frete.

Em caso de o marketplace fazer a cotação do frete junto ao Hub, o meio de entrega dos pedidos integrados serão definidos dinamicamente, de acordo com a cotação. O mesmo vale para lojistas que utilizam algum Sistema de Gerenciamento de Transporte.

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Recomendação

Recomendamos para uma melhor experiência, que seja configurado um meio de entrega para de cada tipo no Seller Central do marketplace, e os mesmos sejam mapeados no Hub. Se forem definidos vários meios de entrega para cada tipo, o Hub não saberá distinguir qual dos meios de entrega foi o selecionado pelo cliente do pedido.

Pedidos pendentes

Importante salientar que pedidos pendentes de pagamento não serão criados no Hub, portanto não será possível visualizar e/ou gerenciar estas vendas. Para estes casos, o Hub realiza uma reserva de estoque para evitar a quebra de estoque dos skus do lojista.

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Confirmação

Quando o pedido for pago no marketplace, a reserva feita anteriormente será confirmada e o pedido de fato será criado e apresentado na listagem de pedidos.

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Cancelamento

Caso o pedido seja cancelado no marketplace, a reserva de estoque referente ao mesmo será cancelada.

Fulfillment By Amazon

A Amazon oferece o serviço chamado FBA (Fulfillment By Amazon) e para usufruir deste recurso é necessário realizar as configurações a seguir.

Primeiramente é necessário criar um metadado na entidade SKU do tipo booleano (sugerido dar o nome de FBA), para isto, basta acessar o menu Configs ≫ Metadados e clicar no botão Adicionar Metadado, após isto selecionar a Entidade SKUs e em Tipo de input selecionar Boolean, depois só clicar em Salvar.

Adicionar metadado.Adicionar metadado.

Adicionar metadado.

Formulário de novo metadado.Formulário de novo metadado.

Formulário de novo metadado.

Após o metadado ter sido criado, é necessário acessar Hub ≫ Todos os Marketplaces, abrir as configurações do canal da Amazon, aba Mapeamentos, e em Mapeamentos para Variações e localizar o atributo FBA OnSite na coluna atributo você deve selecionar o metadado que foi criando anteriormente. Ou caso queira sempre enviar um valor fixo ao invés de selecionar por SKU você pode alterar a coluna Condição para Definir um valor fixo então na coluna Atributo inserir o valor True.

Mapeamento para um metadado criado.Mapeamento para um metadado criado.

Mapeamento para um metadado criado.

Mapeamento para um valor fixo.Mapeamento para um valor fixo.

Mapeamento para um valor fixo.

Caso o atributo seja mapeado para o metadado criado, é necessário vincular este metadado aos Skus, e isto pode ser feito de duas formas:

Definição de Produtos: Através do menu Catálogo > Definições do produto ao selecionar um definição e descer a página até Campos Estendidos neste local ficará o metadado criado, então é necessário arrasta-lo para direita, após salvar a definição. Os produtos que pertencem a está definição já terão o metadado presente na aba Atributos do SKU.

Atributos de Categoria: É possível acessar o menu Catálogo > Categorias selecionar a categoria que tenha os produtos que você deseja que apresentam o metadado e selecionar a aba Atributo, após clicar em Selecione e na listagem selecionar o metadado criado, ao final salvar. O metadado será apresentado na aba Atributos dos SKUs que possuam está categoria.

Pronto, agora é possível vender seus produtos utilizando o FBA On Site da Amazon.


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