Alterando status de pedidos via API
Há um método que facilita que apenas um "tipo" enviado é identificado e consegue-se executar a ação necessária para alterar o status do pedido que foi enviado.
É válido iniciarmos sabendo que antes de enviar, é necessário a configuração de um fluxo de acordo com o status que será enviado. Falamos mais deste ponto no decorrer do documento.
Configurando os fluxos que serão executados a cada status recebido
As ações executadas na plataforma são baseadas em fluxos que executam determinadas tarefas para que alguma ação ocorra, como, por exemplo, o envio de um pedido para uma fila de integração para que um ERP faça a leitura do pedido. Para entender um pouco mais sobre os fluxos da nossa plataforma, acesse aqui.
Portanto, para que os status sejam alterados ao enviar as informações na API conforme falaremos no próximo tópico, precisamos configurar previamente um fluxo para cada ação acessando as configurações em Configs > Configurações gerais > Configurações por grupo > Fluxos.




Ao abrir as configurações dos fluxos, teremos todos os fluxos de pedidos que temos preparados para receber a atualização via API e seus respectivos tipos. Agora, precisamos configurar o fluxo que será executado na plataforma quando recebermos determinado tipo de fluxo nas requisições via API.
Temos 5 fluxos previamente criados que executam tarefas costumeiras para cada tipo, conforme explicamos abaixo. Ao configurar cada alteração, clique em "Selecione" e escolha de acordo com a tabela abaixo.
Campo | Fluxo para selecionar |
---|---|
Confirmar pagamento | (4) Pedido - Pagamento |
Faturar pedido | (5) Pedido - Faturado |
Despachar pedido | (6) Pedido - Enviado |
Marcar como entregue | (7) Pedido - Entregue |
Cancelar pedido | (8) Pedido - Cancelamento |


É válido saber...
Caso seja necessário que (ao recebermos estas alterações via API) seu pedido execute alguma tarefa/ação específica diferente do que temos previamente programado, nós permitimos que isso seja feito através da alteração da configuração do fluxo. Explicamos sobre isso aqui.
Caso você não sinta-se confortável para efetuar a modificação, pode solicitar apoio ao nosso time de suporte para tomar as devidas ações.
Enviando a atualização de status via API
Nós possuímos um método específico para a ação da alteração dos status em nossa API, chamado de UpdateOrder.
Endpoint: https://UrlDaLoja.layer.core.dcg.com.br/v1/Sales/API.svc/web/UpdateOrder
Para escolhermos os status para qual alteraremos um pedido, basta passar no campo "WorkflowType" os valores, de acordo com a especificação abaixo:
ConfirmPayment: pedido pago
Invoiced: pedido faturado
Necessário enviar: informações da NFe no corpo da requisição conforme detalhado na documentação do método na API.
Shipped: pedido enviado
Delivered: pedido entregue
Canceled: pedido cancelado
REQUEST DE EXEMPLO
{
"OrderNumber": "TESTE-000286",
"WorkflowType": "ConfirmPayment"
}
Ou seja, de acordo com o que vimos nos tópicos anteriores, ao enviar esta requisição, será executado o fluxo (4) Pedido - Pagamento que efetuará a confirmação do pagamento do pedido e alteração do status do mesmo para PAGO.
Updated 3 months ago