Cadastrando atributos de categorias

Durante a implantação e ciclo de vida de amadurecimento do seu Marketplace é muito importante você realizar uma gestão consciente da utilização dos atributos de suas categorias.

O commerce possui alguns conceitos que é importante esclarecermos aqui:
Os atributos no commerce são criados através de metadados, os metadados são utilizados para que os lojistas possam realizar diversas personalizações nas informações de seus produtos e SKU, para saber mais sobre metadados, você pode clicar aqui.

Bom agora que você entendeu que os metadados é a forma como a Linx Commerce permite você customizar / personalizar as informações de seus produtos e SKU’s, vamos então a parte que nos importa aqui, vamos falar sobre os atributos para as categorias.

Para que os seus atributos sejam disponibilizados para os seus sellers via integração ou painel do seller, é importante que você criei os seus metadados na entidade de sku, caso contrário ou o seu atributo não aparecerá para associa-lo a uma categoria, ou ele não será disponibilizado para o teu seller utilizar tanto via integração quanto via painel do seller.

Criando um metadado na entidade de SKU:

Para criar então os seus atributos você deve acessar o menu: Configs > Metadados, conforme imagem abaixo:

Agora que você está na tela de metadados, você deve clicar em adicionar Metadado:

Vamos criar um metadado da entidade de SKU, com algumas informações:

  • Nome - Nome do Atributo
  • Tipo de Input - Utilize Listagem Simples
  • Nome para Site - Nome do atributo no site
  • Tamanho Máximo - Quantidade de caracteres permitido para o cadastro do atributo
  • Obrigatório - Marque se é obrigatório ou não.
  • Visível no site - Marque se for um atributo visível no site

Atributos de exibição do metadado:

  • Usar na listagem de - Produtos
  • Usar na Filtragem de - Produtos

Atributos do Produto:

  • Utilizar para variações - Marque este campo, apenas se este atributo for um definidor de variação, ou seja, atributos que vão diferençar os SKU's um dos outros, para esse tipo de atributo é importante você marca-lo como OBRIGATÓRIO, dessa forma o seller não poderá cadastrar uma variação sem esse tipo de atributo.

Depois disso você poderá clicar em salvar.

E no seu menu lateral a esquerda, acesse a tela de Opções, neste tela você irá cadastrar as cores que o seu Marketplace aceitará no atributo chamado Cor.

Você poderá visualizar os valores que já foram cadastrados para o atributo cor, e edita-los, exclui-los ou adicionar novos.

Depois disso você poderá associar esse atributo nas categorias que você desejar.

Atributo Single - Listagem Simples

Sempre que você quiser declarar que um atributo é um definidor de variação, utilize a opção de listagem simples, no tipo de input, isto irá condicionar o sistema a permitir que você marque a opção utilizar para variações, em atributos do produto este tipo de atributo também pode ser cadastrado para os casos em o atributo não é utilizado para definir variação e você pode informar quais são os valores que são aceitos nesse atributo.

Atributo Multiple - Listagem Múltipla

Sempre que você quiser permitir que o seu seller utilize 1 ou mais valores de um determinado atributo, utilize a opção Listagem Múltipla, assim o seu seller poderá utilizar mais de um valor do mesmo atributo.


Did this page help you?