CCF

Câmara de Compensação Financeira

A Câmara de Compensação Financeira é o repositório de todos os pedidos originados no OMS. Armazena todo fluxo operacional do ciclo de vida do pedido desde a sua captura, faturamento até uma eventual devolução ou cancelamento.
O principal objetivo é prover relatórios com detalhes de entradas e saídas financeiras loja a loja, no nível de grupo de entrega do pedido, auxiliando a gestão de débitos financeiros e contábeis para cada filial.

Características relevantes do serviço:

  • Parametrizações Gerais – contemplam as configurações que refletem nos cálculos de todas as lojas, sendo:
  1. Base de Cálculo – Parâmetro que define a base de cálculo para os custos e incentivo, se pelo valor total do pedido ou pelo valor total das mercadorias.

  2. Data de Corte – Define a data de corte para o fechamento das operações. A data corte define quais pedidos e transações são consideradas no fechamento.

  • Parametrizações por Filial – Contempla as configurações a nível de filial, parametrizados para cada uma das lojas, sendo:
  1. Campos Atributos Filiais – especifica o centro de custo, conta contábil e local de negócio, apresentadas nos relatórios de fechamento.

  2. Imposto sobre o Frete – definindo o valor (%), o imposto sobre o frete deve ser parametrizado para cada loja, uma vez que a carga tributária varia entre filiais.

  3. Custos – o custo que o Canal de Venda (loja que captura o pedido) tem direito quando executa o processo do pagamento de uma venda. É possível configurar o valor (%) geral e/ou valores específicos de acordo uma modalidade de entrega, meio de pagamento, bandeira, adquirente, quantidade de parcelas do pedido (se cartão) e outros custos adicionais.

  4. Incentivo – é o incentivo (%) que o Canal de Venda (loja que captura o pedido) tem direito sempre que o pedido for faturado, quando o pedido tiver o pagamento feito e a Nota Fiscal for emitida.

  5. Condição de Repasse de Pagamento – Indica se a compensação com a loja deverá ser feita à vista, antecipando o valor das parcelas ou de acordo com o parcelamento do pedido.

  • Encerramento de Filial – Permite agendar o fechamento geral de uma filial. O agendamento poderá ser feito para o mesmo dia ou para data futura.

  • Contas – Os créditos e débitos são trafegados por contas específicas com fins gerenciais oriundas das transações, sendo:

  1. Conta Frete – são creditados os valores correspondentes ao frete pago pelo cliente.

  2. Conta Ressarcimento Frete – são debitados todos os ressarcimentos de frete devidos às filiais, seja ressarcimento de imposto sobre frete ou frete devolvido ao cliente no caso de devoluções totais.

  3. Conta Vale – são geridos todos os vales voucher e vales trocas que são emitidos aos clientes por ocasião de cancelamentos, devoluções ou fluxos de exceção.

  4. Conta Reembolso e Estorno – são geridos todos os valores que serão ressarcidos aos clientes por ocasião de devoluções onde o cliente solicitou o reembolso ou estorno ao invés de um vale.

  • Relatórios – Com base nas parametrizações e nas informações registradas, a CCF gera relatórios com visões gerenciais, que apresenta todas as filiais, opção de filtro por loja e fechamentos anteriores. Os relatórios apresentam no decorrer do mês as transações registradas, em aberto, possibilitando um acompanhamento dos valores que serão processados no fechamento. São disponibilizados três tipos de relatórios:
  1. Visão Contábil – Considerando sempre o valor total da transação, sem abrir detalhamento por parcelas. O fechamento apresentado no relatório contábil apresenta sempre os valores totais (à vista) independente da opção de parcelamento do pedido e parametrizações das condições de repasse de pagamento.

  2. Visão Financeira – Considerando o valor dos pedidos abertos por parcelas, conforme parametrizadas as condições de repasse de pagamento. O fechamento apresentado no relatório financeiro, demonstra os valores respeitando o parcelamento do pedido e parametrizações das condições de repasse de pagamento de cada filial.

  3. Visão Frete – Considerando o valor de frete capturado no período, o valor ressarcido de imposto sobre o frete e o valor do frete estornado para os clientes nos casos de devolução/cancelamento.


Did this page help you?