d. Dafiti

Aprenda a configurar a Dafiti markeplace no Hub

Índice

Sobre a Dafiti

O Dafiti Group é o maior grupo de e-commerces de moda e lifestyle da América Latina. A Dafiti, criada em 2011, foi o primeiro e-commerce de moda a vender calçados 100% online no Brasil. Atualmente os sites que compõem o grupo são Dafiti, Kanui e Tricae.

❗️

Regras Dafiti

A Dafiti possui um controle de qualidade rigoroso, antes de iniciar a integração é necessário que realize o treinamento junto a Dafiti para verificar se os seus produtos estão adequados para vender neste marketplace. O HUB não realiza ajustes no cadastro produto, é necessário que o lojista realize as adaptações necessárias conforme o padrão Dafiti. Manual Dafiti.

Através do Hub o lojista poderá anunciar em todas as categorias da Dafiti. A plataforma disponibiliza uma estrutura de mapeamento de atributos por categoria, que facilita o mapeamento dos atributos e opções de valores recomendadas pela Dafiti. As informações de entrega (custo, prazo, etc) são tratadas diretamente com seu gerente de contas da Dafiti. Atualmente as cotações são exclusivamente por planilha de frete cadastrada no sistema deles.

🚧

Dúvidas

Para tirar algumas das principais dúvidas sobre como vender nesse marketplace, você pode acessar o portal de Dúvidas Frequentes na Dafiti, através deste link.

📘

Como começar a vender neste marketplace?

Para saber como começar a vender neste marketplace, entender benefícios, comissionamento e demais detalhes comerciais, acesse o canal oficial do marketplace.

Ativação

Para iniciar as configurações com o Marketplace você precisa primeiramente finalizar a etapa de contrato com o portal, após isso você deverá seguir os passos de preparação da plataforma Hub:

🚧

Observação

Grande parte desses itens precisam ser configurados apenas uma vez, e valerá para todas as integrações com qualquer portal de Marketplace.

Após as configurações iniciais para Marketplace, para a Dafiti é necessário realizar processos de Mapeamento dentro da plataforma, para o envio correto da informação dos seus produtos dentro do portal de Seller:

Com todos esses passos configurados, é necessário adquirir as Credenciais para a conexão com o Marketplace, para autenticar a integração.

Autenticação

No menu Hub ≫ Todos marketplaces vá a opção de integração referente a Dafiti e clique no botão verde escrito Ativar, ao carregar a próxima tela, será preciso preencher os dados referentes as credenciais de acesso, após isso clique na opção de Validar Credenciais, para autenticação dos dados:

O Campo Ambiente deve ser selecionada uma das opções:

  • Sandbox - Versão de teste de integração fornecida pela Dafiti
  • Produção - Versão oficial do Ambiente da Loja

📘

Credenciais de integrador

Para adquirir as credenciais de integração é necessário solicitar via chamado ou por meio do gerente de contas o Usuário e a Chave, que devem estar vinculadas a plataforma Hub do Core.

Definições Gerais

Após validar as credenciais de acesso será necessário a definição de alguns itens de configuração da integração, que podem ser alterados de acordo com estratégias de negócio do Seller.
As definições são as seguintes:

Catálogo de Produtos - Produtos que serão enviados ao portal do marketplace. (Configurado no passo Configuração de catálogo de produtos
Lista de Preço - Preços aplicados aos produtos inseridos no catálogo desse Marketplace. (Configurado no passo Configuração de lista de preços
Estoque - Origem de estoque dos produtos desse catálogo (configurado no passo: Configuração do estoque
Proteção de Estoque - A proteção define a quantidade de unidade(s) ou porcentagem que deseja manter no estoque e não enviar ao marketplace, aplicada em todos os produtos do catálogo selecionado.
Meios de Entrega - Meios de entrega padrão para cotação

🚧

Observação

Você pode definir catálogos, listas e estoques diferentes para cada marketplace, ou utilizar as mesmas configurações para todos os portais que for integrar

Definições Avançadas

Depois de selecionar os dados Gerais, será necessário apontar os dados das definições Avançadas, para facilitar a vida do lojista, o Hub automaticamente as configura com valores padrões convencionados por nossa equipe, mas se for necessário o lojista poderá alterar estas configurações.

Dados Gerais
✓ O Nome identificador é como este canal de venda será ilustrado no Hub, ele irá auxiliar a identificar seus pedidos.
✓ O Identificador de integração é um campo livre que pode ser utilizado para identificar o canal de vendas junto ao seu ERP, quando da integração de um pedido, por exemplo.
✓ A Data inicial para integração de pedidos é uma configuração importante para migração de Hub, ela é utilizada para controlar a partir de que data e hora os pedidos devem ser integrados no Hub, para não acontecer uma inconsistência.

Forma de Pagamento:
Em geral o marketplace não informa qual o meio de pagamento o cliente final utilizou na realização do pedido, por isso, será necessário definir um meio de pagamento Padrão para que os pedidos realizados nesse marketplaces sejam apontados para essa configuração.

Formas de Entrega:
Onde serão definidos os meios de entrega que serão apontados nos pedidos referentes a esse marketplace. É possível definir uma transportadora padrão para todos os pedidos referentes a esse portal.

❗️

Importante

Você pode clicar em Editar no Meio de Entrega e Editar>Personalizados no Meio de Pagamento para colocar um Identificador de Integração para mapear esses meios com os códigos utilizados dentro do seu ERP.

Ao final, depois de preencher todos os campos obrigatórios para a ativação do Marketplace, você precisa clicar no botão chamado Inativo, para torná-lo ativo e clicar em Salvar ou Salvar e Fechar para finalizar o processo de ativação.

❗️

Importante

Antes de Ativar e Salvar o canal, se for um processo de Migração, ou seja, se a loja Já vende no marketplace e está migrando sua conta para o Hub da Linx Commerce, leio o tópico referente ao processo de Migração.

Agora é só aguardar, que seus produtos serão enviados ao Marketplace e a integração já estará apta para receber os pedidos.
Nós próximos tópicos contém informações importantes sobre Migração, Cadastramento de Produtos, Mapeamentos e Cotações de Frete para esse Marketplace.

Migração

Migração Interna - sendo da plataforma Octopus para o Hub da Linx Commerce, (que pertence ao mesmo grupo Linx) será preciso fazer a liberação do Novo Usuário de Desenvolvedor, referente a aplicação Hub Core, também será necessário realizar a solicitação de DE-PARA de produtos junto a equipe de Suporte do Hub através de um Chamado.

Migração Externa - Para migração de Outras Plataformas para o Hub da Linx Commerce, será necessário seguir os passos para gerar credenciais disponíveis nessa documentação, depois todos os passos anteriores listados e antes de ativar, realizar o processo de DE-PARA de produtos, disponível nesse LINK.

❗️

Importante

No momento que migrar para a nova aplicação, vinculada ao Hub da Linx Commerce, a chave de integração que utilizava anteriormente, independente da plataforma, deixará de funcionar.

Produtos

Na seção 1. Configurações do Hub apresentamos como configurar um catálogo de produtos, seja para um marketplace em específico ou então um catálogo geral para todos os marketplaces. Nesta seção apresentaremos a importância de algumas informações estarem preenchidas no cadastro de um produto para que o mesmo possa ser vendido neste marketplace, além de explicar o fluxo de cadastro e atualização dos produtos junto à este marketplace.

❗️

Regras de produtos

Para o envio de produtos para a Dafiti é importante estar atento a alguns requisitos de cadastramento definidos pelo próprio portal do marketplace, são eles:

  • As imagens dos produtos devem possui o tamanho mínimo de 1000px.
  • Todos os produtos devem ter informação de garantia
  • Os produtos devem ter descrição
  • A categoria do produto deve ser previamente mapeada entre o Hub e o marketplace
  • Os produtos devem possuir dimensões e peso
  • Os produtos devem possuir código EAN
  • Todos os produtos precisam ter o nome no padrão da Dafiti Tipo+Marca+Modelo+Cor
    Exemplo: Camiseta Dafiti Estampada Laranja
  • Todo o catálogo deve ter informação de grade de estoque, mesmo que o produto não possua estoque deverá ser cadastrado com quantidade 0 para atingir a quantidade mínima de grade obrigatória. Abaixo as grades mínimas por tipo de produto:
    Vestuário: Mínimo três tamanhos (P/M/G ou Único);
    Calçado: Mínimos cinco tamanhos (35/36/37/38/39);
    Acessórios: Cadastrar em grade ou tamanho
    Único.
    *Itens em de tamanho Único, precisam conter as medidas da peça na descrição.
  • Todas as fotos necessitam ter fundo branco, com no mínimo dois ângulos diferentes e não podem ter manequins ou cabides (cabide permitido somente para infantil). Para o caso de calçados em específico, é necessário que a primeira foto tenha sempre o calçado virado para a esquerda. ATENÇÃO: Algumas categorias já exigido fundo cinza ao invés de branco, esta adaptação não é realizada pelo Hub.

Mapeamentos

Mapeamentos: para cada atributo ou ficha técnica de produto no marketplace, é possível relacionar um atributo de produto nativo do Hub, para que de forma automática estes campos sejam atualizados na vitrine do marketplace.

📘

Mapemento padrão

Para facilitar o processo de configuração de um marketplace, o Hub possui alguns mapeamentos nativos para cada marketplace. Se for necessário, é possível alterar este mapeamento e relacionar com um novo atributo ou mesmo com um já existente.

Validações: são regras e validações existentes em todos os marketplaces para que seja possível ofertar um ou mais produtos em sua vitrine, estas validações foram compiladas pelo nosso time e são apresentadas de forma centralizada.

Cotações de Frete

Este marketplace não realiza cotação de frete na plataforma, a configuração do frete deve ser realizada diretamente no painel da Dafiti.

Regras Dafiti:

  • A Dafiti não envia a forma de entrega no pedido para a plataforma, disponibiliza somente o valor do frete, desta forma a plataforma não consegue selecionar a transportadora.
  • Hoje no painel do marketplace, o pedido fica pendente e o seller deve selecionar a transportadora caso trabalhe com mais de uma transportadora.
  • Seller sobe uma planilha com valores e regiões na Dafiti, a lista de transportadoras deve ser cadastrada no painel da Dafiti.
  • A Dafiti não possui integração com nenhum gateway de frete e "não sabe" qual frete foi escolhido pelo comprador, só apresenta os valores da planilha.

Configuração na plataforma:

  1. Utilização de apenas uma transportadora.
    É possível trabalhar somente com a transportadora padrão, neste caso cadastre a transportadora padrão no painel Dafiti Seller Center, o sistema da plataforma Linx vai identificar automaticamente a transportadora padrão e o pedido será integrado com a forma de entrega escolhida no sistema. Esta função é somente para lojistas que trabalham com uma transportadora.
  1. Utilização de várias transportadoras
    Nesse caso é necessário mapear entrega e realizar o DE-PARA da Dafiti com a plataforma. Selecione a transportadora cadastrada no portal do seller center e após a transportadora na plataforma para a integração do pedido.

Integração de pedidos na plataforma

  • Ao utilizar somente a transportadora padrão, os pedidos irão integrar automaticamente com esta transportadora.
  • Ao utilizar várias transportadoras, será necessário selecionar manualmente a transportadora no pedido. ATENÇÃO, o pedido não irá integrar no ERP e nem atualizar o status para ENVIADO, enquanto a transportadora não for selecionada, não é possível selecionar a transportadora automaticamente pois a Dafiti não envia essa informação, a seleção é feita manualmente pelo seller. É possível filtrar os pedidos pendentes de seleção de transportadora, e na edição do pedido deve ser selecionado a transportadora previamente mapeada no canal.

Pedido pendente de transportadora

Filtro de entrega de pedidos pendentes. Pedidos com a TAG A definirFiltro de entrega de pedidos pendentes. Pedidos com a TAG A definir

Filtro de entrega de pedidos pendentes. Pedidos com a TAG A definir

Pedido com informativo de transportadora pendente.Pedido com informativo de transportadora pendente.

Pedido com informativo de transportadora pendente.

Seleção da forma de entrega.Seleção da forma de entrega.

Seleção da forma de entrega.

Opções de transportadora previamente mapeada.Opções de transportadora previamente mapeada.

Opções de transportadora previamente mapeada.

🚧

Seller com integração OMS

Lojistas que possuem integração com o OMS e irão trabalhar com mais de uma transportadora, precisam ativar a cotação automatica via OMS. Neste caso a transportadora será selecionada automaticamente pelo OMS, não sendo necessário a seleção manual. Obrigatoriamente as transportadoras precisam ser mapeadas previamente na Dafiti e após traduzidas no mapeamento do canal. Caso o OMS indique uma transportadora não mapeada, o pedido será integrado com a transportadora padrão da Dafiti, podendo ocorrer falha na sincronização do status. Para habilitar a função, é necessário que o OMS esteja ativo para o canal Dafiti, contate a equipe de suporte para habilitar este grupo de configurações.

Configs -> Configs Gerais-> Configurações de sistema > Configurações por grupo > Linx OMS > DafitiConfigs -> Configs Gerais-> Configurações de sistema > Configurações por grupo > Linx OMS > Dafiti

Configs -> Configs Gerais-> Configurações de sistema > Configurações por grupo > Linx OMS > Dafiti


Páginas relacionadas
Did this page help you?