Destaque em vitrines

As Vitrines Personalizadas contam com a feature de Campanhas que permite promover produtos em qualquer vitrine e em qualquer página da sua loja.
Na modalidade de Campanhas, pode determinar que produtos, categorias, tags ou atributos específicos sejam promovidos em determinadas posições de qualquer vitrine dentro do seu site.
Com a estratégia de Destaque, pode definir a vitrine, a página e a posição dentro da vitrine onde quer que produtos específicos sejam promovidos.

Como configuro?

Digamos que está prestes a criar uma campanha de perfumaria para o dias das mães com produtos que você quer diminuir do estoque. Para criá-la, deve acessar o Central da Suíte nas Vitrines Personalizadas. No menu lateral, acesse Campanhas, e clique em + Criar campanha.

Em seguida, preencha o nome da campanha para que depois consiga identificá-la facilmente em meio a outras.

Chegou a hora de escolher a estratégia da Campanha. Mantenha o primeiro tipo de campanha selecionado (Destaque) e clique em Próximo.

Logo abaixo, vai definir o conteúdo da sua campanha. Para selecionar os produtos, há duas opções:
(1) Especificar os produtos manualmente, ou (2) importar uma lista CSV com todos os produtos escolhidos.

A opção (2), de importar uma lista CSV, ajuda quando tem uma quantidade grande de produtos para selecionar. Então, se essa for a escolha, deve criar uma lista CSV com todos os seus produtos. A lista deve possuir um ID de produto por linha. Exemplo:

Nada de caractere ou espaço a mais, senão pode invalidar a lista. Você será avisado se isso acontecer, mas fique atento.

Com a lista criada, é só importar. Selecione a segunda opção de Importar uma lista CSV e vai em Importar. Em seguida, passa para a próxima etapa de criação da campanha.

Também pode optar por especificar manualmente a campanha, conforme citado anteriormente na opção (1). No caso, para selecionar os produtos criará regras por meio de tags, categorias, ID do produto ou atributos.

Para adicionar, basta digitar o nome da sua tag, categoria, ID do produto ou atributo e selecioná-lo.

Usando o exemplo de uma campanha para o Dia das Mães, então pode adicionar um filtro de atributo por gênero. Assim, só perfumes femininos aparecerão na sua campanha.

Lembre que quanto mais filtros selecionar, mais específicas as regras e menor será a porcentagem de representação do catálogo. Note que com o filtro adicionado somente 9,8% do catálogo do exemplo estará disponível para as recomendações.

Para deixar a campanha mais abrangente (alcançando mais produtos do catálogo), pode fazer uma combinação de regras. Para adicionar é só clicar em Nova regra e repetir o processo anterior, inserindo a categoria e filtrando-a de acordo com o contexto. Depois é só clicar em Próximo.

Agora que já definiu o que mostrará a sua campanha, vamos definir onde e como a campanha será exibida criando Estratégias e Regras de Exibição para ela. Clique em +Criar Regra para iniciar essa etapa.

O primeiro passo é definir em qual template a campanha ficará ativa. Clique sobre o template desejado. Se quiser trocá-lo, é só clicar em Exibir todos os templates ali no cantinho que voltará a visualizar todos.

Em seguida, escolhe a vitrine da sua campanha. De acordo com o template escolhido, será exibida a lista de vitrines que estão ativas nesse template, cada uma em sua respectiva área e posição. Você consegue identificá-las pelo título e tipo da vitrine.

Após selecionar a vitrine, é só escolher as posições dentro dessa vitrine onde os produtos aparecerão.

Necessário explicar algumas coisas importantes para não ficar com dúvidas. Algumas vitrines possuem regras específicas de posicionamento, por isso, nem sempre todos os posicionamentos estarão disponíveis para selecionar. Então, fique atento:

  • Vitrines de compra conjunta (complementares): permite apenas duas posições, pois seu layout já é ocupado pelo próprio produto e pelo valor de todos os produtos comprados em conjunto.

  • Vitrines de promovidos (promovidos): permite ocupar todas as posições. Esta vitrine é a ideal

  • Vitrines totalmente personalizadas (todas as demais vitrines): permitem ofertar produtos até a 3º posição do carrossel, as posições posteriores continuam sendo destinadas às recomendações.

Depois de escolher a vitrine e os posicionamentos que fazem sentido com a sua estratégia, o seguinte passo é selecionar o tipo de restrição da sua campanha. No caso, como você escolheu o template home e a vitrine de visualizados, é necessário selecionar o exibir de acordo com regras específicas.

Por que é obrigatório inserir regras específicas?

Quando uma vitrine possui um contexto de navegação do usuário, como a de visualizados, é necessário especifica-lo através de uma referência. É dessa forma que você mantêm o contexto dessa vitrine, com a garantia que a campanha só irá aparecer quando fizer sentido com os demais produtos que o usuário interagiu. Assim a campanha de perfumes não vai aparecer em um contexto onde o usuário só visualizou celulares, por exemplo.

Então, quer exibir essa campanha quando os produtos da vitrine pertencerem a Categoria Desodorante. Para fazer isso, digite o nome da categoria no campo e a selecione.

Note que, da mesma forma que você criou regras para selecionar os produtos da campanha no começo, aqui também pode criar regras para a restrição.

Como é campanha de perfumes para o Dia das Mães, talvez você não queira que ela seja exibida na vitrine de um usuário que só visitou desodorantes masculinos. Adicione um filtro e selecione o atributo gênero para especificar ainda mais essa regra.

E consegue exibir essa campanha em outros contextos, além da categoria Desodorantes. É só clicar em Nova Regra, ali embaixo e repetir o mesmo processo.

Pra finalizar, selecione o canal onde a campanha será exibida.

Pronto! Uma regra de exibição da campanha foi criada! Se quiser exibir essa campanha também em outros templates ou em outras vitrines, crie mais regras de exibição. É só clicar no botão ali em cima e repetir o mesmo processo. 🙂

Agora a última etapa: o agendamento. Para ligar a Campanha no momento da publicação, basta clicar em Sim, ou, caso contrário, é só deixar o botão Não ativado.

Logo abaixo, poderá agendar um período para ligar e desligar a campanha. Pra agendar, clique em Agendar período para ligar e/ou desligar a regra automaticamente. Em seguida, selecione a data desejada e publique.

Feito! Campanha criada!Feito! Campanha criada!

Feito! Campanha criada!


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