Dias de recesso

O OMS como comportamento padrão, trabalha com dias corridos, caso o cliente tenha a necessidade de informar os dias que o local/filial não funciona, necessário efetuar as configurações do dias de recesso.

O que os dias de recesso impactam?

O que configurar ?

Configuração de dias não úteis para a operação, para que sejam considerados na cotação para composição do prazo total de entrega.

  1. Configuração pelo Menu Dias de recesso
  2. Configuração da Modalidade de frete
  3. Configuração da Tabela de frete
  4. Configuração de Retira na loja

1. Dias de recesso

Na tela temos dois tipos de configuração:

  1. Dias úteis para operação: Para configurar, basta marcar se o Sábado e/ou Domingo devem ser considerados dias úteis para a operação das lojas.
    Quando marcadas, essas opções sobrepõem-se as regras de fins de semana das configurações feitas por modalidade e/ou tabela de frete descritas abaixo.
  1. Datas de recesso/feriados: para realização do cadastro deve-se informar a data (dia/mês/ano), nome e a qual região é aplicável, informando um ou mais ranges de CEP.
    Dessa forma é possível especificar recessos Estaduais e Municipais, por exemplo, e se for aplicável a todas as lojas, basta cadastrar um range com início 00000-000 e fim 99999-999.

Ambas as configurações são opcionais e independentes uma da outra e serão contabilizadas considerando a "origem do estoque", ou seja, o CEP do endereço da filial responsável pelo processamento do pedido; e o "destino", o CEP do endereço de entrega do cliente.
O retorno do cálculo do frete na cotação, tanto para pickup como shipment, verifica se existem dias de recesso cadastrados para o período, considerando:

  • Prazo de manuseio (handlingTime),
  • Prazo extra definido por horário de corte (extraDeadlineTime)
  • Data prevista de entrega será recesso no destino (CEP entrega), se existir, retorna no campo "recessDays" a quantidade de dias de recesso (Fins de Semana e/ou Feriado(s)).
    Esse prazo faz parte da composição do prazo total (totalTime) da entrega (fulfillments), conforme documentação aqui.

2. Modalidade de Frete

Configuração para considerar ou não os dias de recesso no calculo do prazo total de entrega para a modalidade retornada na cotação (campo: freightCosts.recessDays).
Nessa tela temos quatro opções de configuração:

I. Não considerar (NONE): finais de semana e feriados passam a ser dias uteis na cotação.
II. Considerar ambos (BOTH): finais de semana e feriados passam a ser dias não uteis na cotação.
III. Considerar feriados (HOLIDAYS_ONLY): apenas feriados passam a ser dias não uteis na cotação.
IV. Considerar fins de semana (WEEKENDS_ONLY): apenas finais de semana passam a ser dias não uteis na cotação.

O retorno do cálculo do frete na cotação para shipment, verifica se existem dias de recesso cadastrados (Configuração Padrão) para o período, e se na data prevista de entrega (deliveryEstimatedDate) será recesso no destino (CEP entrega).
Considerando no calculo:

  • Prazo de manuseio (handlingTime),
  • Prazo extra definido por horário de corte (extraDeadlineTime)
  • Dias de recesso (recessDays), se existir, é retornado nesse campo a quantidade de dias (Fins de Semana e/ou Feriado(s)) de acordo com a configuração de uma das opções citadas acima.

3. Tabela de frete

Configuração para considerar ou não os dias de recesso no calculo do prazo total de entrega para o contrato de frete retornado na cotação (campo shipment.recessDays).
Nessa tela temos quatro opções de configuração:

  • Não considerar (NONE): finais de semana e feriados passam a ser dias uteis na cotação.
  • Considerar ambos (BOTH): finais de semana e feriados passam a ser dias não uteis na cotação.
  • Considerar feriados (HOLIDAYS_ONLY): apenas feriados passam a ser dias não uteis na cotação.
  • Considerar fins de semana (WEEKENDS_ONLY): apenas finais de semana passam a ser dias não uteis na cotação.

O retorno do cálculo do frete na cotação para shipment, verifica se existem dias de recesso cadastrados (Configuração Padrão) para o período, e se na data prevista de entrega (deliveryEstimatedDate) será recesso no destino (CEP entrega), se existir, é retornado nesse campo a quantidade de dias (Fins de Semana e/ou Feriado(s)) de acordo com a configuração de uma das opções citadas acima.

4. Retira em loja

Configuração para considerar ou não os dias de recesso no calculo do prazo total de retirada para a opção de retira em loja (PICKUP) retornada na cotação (campo freightCosts.recessDays).
Nessa tela temos quatro opções de configuração:

  • Não considerar (NONE): finais de semana e feriados passam a ser dias uteis na cotação.
  • Considerar ambos (BOTH): finais de semana e feriados passam a ser dias não uteis na cotação.
  • Considerar feriados (HOLIDAYS_ONLY): apenas feriados passam a ser dias não uteis na cotação.
  • Considerar fins de semana (WEEKENDS_ONLY): apenas finais de semana passam a ser dias não uteis na cotação.

O retorno do cálculo na cotação para pickup, verifica se existem dias de recesso cadastrados (Configuração Padrão) para o período, e se na data prevista de entrega (deliveryEstimatedDate) será recesso no destino (CEP entrega). Considerando no calculo:

  • Prazo de manuseio (handlingTime),
  • Prazo extra definido por horário de corte (extraDeadlineTime)
  • Dias de recesso (recessDays), se existir, é retornado nesse campo a quantidade de dias (Fins de Semana e/ou Feriado(s)) de acordo com a configuração de uma das opções citadas acima.

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