Entender cada tarefa do fluxo

Entendendo tarefas

Contexto

Tarefa

Descrição

Pedido

Alterar status

Altera o status do objeto do contexto para o novo status definido. Exemplo: Altera o status do pedido para pendente ou ativo.

Pedido

Executar workflow sequencial

Executa outro fluxo de trabalho sequencial através de uma execução síncrona. Será executado diretamente.

Pedido

Exibir mensagem de erro

Mostra uma mensagem de erro ao usuário do admin. Geralmente utilizado dentro de uma condição IF para apresentar a mensagem de erro. Quando executada coloca o fluxo de trabalho no estado de erro e retorna as operações até ali realizadas no fluxo.

Pedido

Exibir mensagem de aviso

Mostra uma mensagem de aviso ao usuário do admin. Geralmente utilizado dentro de uma condição IF para apresentar algum aviso geral para o usuário.

Pedido

Agendar execução de workflow

Executa um outro fluxo de trabalho sequencial através de uma execução assíncrona agendada. A tarefa será executada em outra thread do fluxo em execução atual e poderá ser agendada da forma que o usuário decidir.

Pedido

Enviar pedido para fila de integração

Envia um pedido para a fila de integração a ser definida na tarefa.

Pedido

Materializar descrição dos itens do pedido

Existem algumas listagens de pedidos na plataforma que apresentam o detalhe de todos os itens do pedido, porém a materialização dos dados dessa listagem só ocorre após a execução dessa tarefa ser concluída. Exemplo: listagem de pedidos no admin.

Pedido

Cancelar a utilização dos cupons do pedido

Pedido

Enviar e-mail de pedido

Envia um e-mail do pedido com o template escolhido na tarefa ao consumidor.

Pedido

Enviar e-mail de pedido para o seller

Caso exista a configuração por seller, envia um e-mail de pedido com o template definido na tarefa.

Pedido

Enviar e-mail de pedido para a filial

Envia um e-mail do pedido com o template escolhido para a filial de um cliente empresa (caso esse cenário esteja configurado, muito utilizado no B2B para compras corporativas).

Pedido

Enviar e-mail de pedido para cliente administrador

Envia um e-mail do pedido com o template escolhido para o administrador ou matriz de um cliente empresa (caso esse cenário esteja configurado, muito utilizado no B2B para compras corporativas).

Pedido

Confirmar reserva de estoque

Quando um pedido é realizado, seus itens ficam com o estoque alocado e essa é a tarefa que confirma a reserva de estoque.

Pedido

Cancelar reserva de estoque

Cancela as reservas de estoque do pedido.

Pedido

Realoca reserva de estoque liberadas

Realoca as reservas de estoque que foram liberadas.

Pedido

Dividir encomenda em entregas

Analisa se o pedido possui endereços de entrega diferentes e divide o mesmo em entregas. É necessário para efetivar a criação da entrega.

Pedido

Liberar entregas alocadas para expedição

Busca a(s) entrega(s) do pedido com estoque(s) alocado(s) e move a(s) mesma(s) para a expedição. Esta função também pode ser realizada manualmente através da tela de entrega.

Pedido

Dividir entregas em pacotes

Esta atividade atua em cima de todas as entregas criadas para o pedido. Ela busca os itens e os adiciona a pacotes. Geralmente esta tarefa é executada pelo ERP junto ao envio do Tracking Number.

Pedido

Marcar pedido como finalizado

Marca o Status Global Finalizado (status interno). Entende-se que a partir daqui o pedido não irá efetuar alterações.

Pedido

Marcar pedido como cancelado

Marca o Status Global Cancelado (status interno). Entende-se que a partir daqui o pedido não irá efetuar alterações.

Pedido

Confirmar Pagamentos Pendentes

Itera entre os pagamentos do pedido que estão pendentes e chama a tarefa de confirmação destes pagamentos. Exemplo: Captura de um cartão de crédito.

Pedido

Atualizar status do pagamento

É realizado automaticamente pela plataforma. Não utilizar.

Pedido

Cancelar Pagamentos Pendentes

AItera entre os pagamentos do pedido que estão pendentes e chama a tarefa de cancelamento destes pagamentos. Exemplo: Estorno de um cartão de crédito.

Pedido

Adicionar tag no pedido

Adiciona uma tag previamente criada no pedido. Utilizada para marcar um pedido em uma determinada situação. Exemplo: Pedidos maior que R$ 5.000,00 marcados como pedidos Premium.

Pedido

Remover tag do pedido

Remove uma tag previamente adicionada no pedido.

Pedido

Sincronizar Pagamentos

Tarefa responsável por checar se o pedido está pago ou não. Efetua uma sincronização para cada meio de pagamento existente no pedido. Esta atividade irá buscar as informações de pagamento em cada gateway e atualizar seus status na plataforma (caso o gateway suporte). É o equivalente a entrar nos pagamentos de um pedido e sincronizar de forma manual.

Pedido

Reverter status de pedido

Faz o pedido voltar a seu estado anterior. Exemplo: Pedido é criado como novo e muda o status para "Em Avaliação". Ao executar essa tarefa o pedido voltará para o estado "Novo".

Pedido

Marcar pacotes e entregas como entregue ao cliente

Marca os pacotes e entregas do pedido como entregue ao cliente.

Pedido

(ClearSale) Integrar/Verificar pedido na ClearSale

Realiza a integração/consulta dos dados do cliente que efetuou a compra no sistema de antifraude ClearSale. Pode retornar uma aprovação ou reprovação automática, e pode retornar um status de análise manual, onde o analista da ClearSale verificará o pedido.


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