Estratégias de recomendações

Estratégias baseadas na navegação do usuário

  • Relacionados à navegação
    Podemos chamá-la de ”estratégia coringa”. Traz os produtos da loja que tenham aderência ao perfil de navegação (visitas, adições ao carrinho, etc.) daquele usuário para as recomendações. “Consigo especificar as recomendações ou promover produtos utilizando essa estratégia?”. Consegue sim!

Essa estratégia pode ser utilizada em todo e qualquer email. Os produtos exibidos sempre terão contexto com os interesses do usuário.

  • Novidades
    A estratégia de Novidades traz de forma personalizada as novidades da loja de acordo com a intenção de compra e perfil do consumidor. Isso quer dizer que você vai exibir somente novos produtos considerando o interesse do seu usuário. Se gosta de Bicicletas, verá somente as últimas bicicletas inseridas no catálogo.

Ela funciona muito bem com emails que também traz as novidades da loja. Imagine que está planejando a nova coleção de inverno. Preparou um email lindo, com diversas opções de produtos e está prestes a dispará-lo. Por que ao invés de apresentar conteúdos diversos nas recomendações, não apresentamos as novidades da sua loja de forma personalizada? Utilize essa estratégia. Dessa forma, melhora as suas taxas de conversão.

  • Mais populares
    A estratégia de Mais Populares traz para o email, de forma personalizada, os produtos mais populares da loja de acordo com a intenção de compra e perfil do consumidor.

Os produtos mais populares são definidos a partir de um ranking que considera os produtos com maior visualização. Isso significa um maior desempenho da equipe, que muitas vezes precisa selecionar os produtos manualmente para cada email. Em um email de boas-vindas, por exemplo, essa estratégia é perfeita pois a popularidade dos produtos influencia a decisão de compra do consumidor. 😀

O uso dessa estratégia é muito válida também quando associado ao contexto dos emails que anunciam os campões de vendas da loja ou quando pretendem impactar usuários com baixa navegação.

  • Ofertas
    Essa estratégia exibe somente os produtos que baixaram de preço na loja, considerando também a intenção de compra, perfil e interesse do usuário.

Pense em um email onde está anunciando um super desconto ou uma Black Friday. Basta utilizar a estratégia de Ofertas que só aparecerá produtos que baixaram de preço no email e o melhor: apenas aqueles que interessam ao usuário.

  • Histórico
    Já essa estratégia exibirá somente os últimos produtos visualizados pelo usuário. Ela é ótima para ser utilizada ao final do email, como uma última alternativa ao engajamento. Ah! E se o usuário tiver pouca navegação, será exibido um ranking com os produtos mais populares do site.
  • Complementares
    Aqui serão exibidos somente produtos complementares ao produto escolhido (produto-referência) e aderentes ao comportamento do usuário. É a opção certa para os usuários que possuem um produto parecido com o anunciado no email e quer algo que componha com ele.

Assim como na estratégia de Similares, tem a opção de escolher uma variável ao invés de um produto fixo como produto-referência. Isso aumenta o potencial das recomendações em emails de pós-venda, por exemplo. Se um usuário está feliz com a compra realizada, recomendar produtos que agregam essa compra específica é uma ótima oportunidade. O usuário ganha e você também 🙂

Olha só esse exemplo:


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