Estratégia de cotação para múltiplas entregas

Nova estratégia de cotação de frete no OMS para permitir que os lojistas tenham estratégias avançadas para o split das entregas do pedido.

👍

Com essa funcionalidade, é possível:

✓ Aumentar as possibilidades de entrega do e-commerce, evitando exceções de entrega
✓ Disponibilizar mais de uma modalidade de entrega (receber em casa e retirada na loja)
✓ Atender cenários complexos para fragmentação de entregas

Pré-requisitos

Antes de usar a funcionalidade é importante você dar atenção para esses itens:

🚧

Para utilizar as múltiplas cotações, você deve:

✓ Ter o OMS ativo e configurado
✓ Ter ativado a funcionalidade nas configurações do OMS na Linx Commerce
✓ Ter o OMS devidamente configurado e funcional

Como funciona a estratégia?

Foi desenvolvido um algorítimo de cotação, baseado em grandes lojas do Brasil, que realiza múltiplas cotações para atender o cliente da melhor forma e mitigar cenários de exceção.

O algorítimo trabalha para evitar exceções de entrega e sempre oferecer a melhor oportunidade de entrega para o cliente (mais rápida, mais próxima ou melhor local para retirar o seu produto). O grande diferencial da nova estratégia é a capacidade de resolver exceções na cotação, onde para o pedido ser atendido é necessário engajar mais de uma modalidade de entrega:

Com isso a plataforma consegue atender cenários extremamente complexos, onde o produto será atendido por diversos estoques e pontos de retirada:

❗️

É importante você saber

Com essa evolução a Linx Commerce vai disponibilizar três modalidades de cotação:

Cotação Simples: Nessa modalidade a plataforma não engaja mais de uma modalidade de entrega. Só é possível ter um shipment (eventualmente, com mais de uma location) ou um pickup atendendo 100% do pedido.

Cotação múltipla com priorização no shipment: A cotação nesse tipo de priorização vai tentar encontrar sempre os melhores lugares para envio do produto até a casa do consumidor. Nesse cenário os métodos de "retirada em loja" podem ser suprimidos.

Cotação múltipla com priorização no pickup: A cotação configurada dessa forma vai priorizar as locations que atendem o pickup do carrinho. Se algum item não tiver pickup, será isolado em outra entrega que seja apenas shipment.

Como configurar?

  1. Vai em Configs > Configurações Gerais > Configurações por Grupo > Linx OMS
  2. Vai até a área chamada Cotação na tela de configurações do OMS
  3. Escolha a estratégia que deseja para a cotação da sua loja
  1. Salve as configurações e pronto :+1:

Qual estratégia usar?

Para compreender a melhor oportunidade de negócio para os nossos lojistas é importante refletir qual o objetivo com essa fragmentação. O nosso lojista pode estar buscando uma maior amplitude de estoque e melhorar a estratégia de envio dos produtos para a casa dos seus consumidores ou querer aumentar a relevância da modalidade de retirada dos produtos nas lojas físicas. Tudo depende de como o lojista vai trabalhar com essas estratégia.

Para sintetizar esse cenário, vamos descrever o que muda em cada uma das propostas:

Se o lojista optar em priorizar o shipment (envio do produto):

Se o lojista optar em priorizar o pickup (retirada em loja):

📘

É importante reforçar

Os cenários de priorização por pickup e shipment, só serão executados quando o cenário de cotação simples não retornar resultados. Ou seja, quando a cotação simples não conseguir entregar todos os itens na mesma modalidade.

Se todos os itens forem entregue por todas modalidades, todas as opções de entrega estarão disponíveis para o consumidor.


Did this page help you?