Exceção - Comportamento de uso

O que é?

Uma exceção faz parte da estrutura do ciclo de vida de uma Entrega. Assim, como um status finalizador tem a possibilidade de indicar quais são os produtos ou valores R$ que irá passar ao consumidor em forma de reembolso, por algum motivo de insucesso na entrega.

Existem 3 tipos de Exceção:

  1. Cancelamentos: exceção do tipo CANCEL
    O cancelamento total ou parcial de entregas deve ocorrer no momento anterior ao faturamento de pedidos.

  2. Troca e Devolução: Exceção do tipo return e returnType: EXCHANGE ou REFUND
    As solicitações de troca e devolução são possíveis de criação apenas para pedidos que já estão registradas como entregues, ou seja, quando já houve o faturamento.

  3. Reembolso de Frete: exceção do tipo FREIGHT
    Possibilidade de fazer o reembolso apenas do valor do frete. Existem algumas situações onde a marca não consegue fazer a entrega no prazo informado, então o consumidor faz a solicitação de reembolso do frete.

Comportamento de uso de uma exceção:

  • Podemos receber essa informação na primeira request de criação refundProcessed": 1, "returnProcessed": 1 (necessário a ativação de configuração no RC: enable_exception_creation_with_refund_true)

  • Se tiver o atributo/nó refund na estrutura do exceção, automaticamente o campo refundProcessed=0/false.

  • Se NÃO tiver o atributo/nó refund na estrutura do exceção pode ser tanto =1/true ou false na criação da exceção.

refundProcessed= é a confirmação do pagamento sobre o reembolso ao consumidor.
returnProcessed= indica que já houve a devolução do produto na origem.


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