Expansões

Não quer que o usuário perca a oportunidade de encontrar iPads mesmo que ele digite “tablet”, certo? Pensamos nisso e a função Expansões permite que amplie os resultados de uma busca específica, facilitando a procura do usuário.

Essa feature serve para solucionar casos como o do Pedro. Ele busca por “smartphone” na loja, um termo coerente com a busca, mas que não consta no título dos produtos da Apple. Para que este usuário visualize também iPhones entre os resultados, poderia renomear todos os iPhones do catálogo para “Smartphone iPhone”, mas só de sugerir isso já cansa! 😫

Existe uma alternativa mais fácil e intuitiva: cadastrar uma expansão através da interface recentemente renovada, que você vai entender melhor a seguir.

O que define uma expansão?

Uma expansão é basicamente uma ampliação no resultado de busca de um termo. Se faz a expansão de um termo “x” para um termo “y”, sempre que seu usuário digitar o termo “x” ele receberá o resultado do termo “x” e “y”. A expansão só vai impactar a busca de um termo. Ou seja, se o usuário digitar “y” não receberá o resultado de “x” junto.

O termo SMARTPHONE será impactado e retornará mais resultados do que originalmenteO termo SMARTPHONE será impactado e retornará mais resultados do que originalmente

O termo SMARTPHONE será impactado e retornará mais resultados do que originalmente

Como faço? Como configuro?

Agora que já sabe como funciona, vamos solucionar um caso similar ao de Pedro: o de uma loja que deseja que headphones apareçam junto no resultado de busca por “fone de ouvido”.

Comece acessando o painel de controle.

Dentro da seção da Busca Personalizada, você deve acessar Expansões, e clicar em Nova Expansão.

No primeiro campo, deve inserir o termo que vai ser impactado, ou seja, o termo para o qual quer ampliar os resultados de busca – no nosso caso, “fone de ouvido”. Para adicionar, deve digitar o termo e logo em seguida pressionar o Enter.

Já no segundo campo, deve inserir o termo que vai aparecer no resultado de busca junto com o termo “fone de ouvido”. Para adicionar, novamente, é só digitar o termo e logo em seguida pressionar o Enter.

Caso quisesse criar uma regra que valesse somente dentro de uma categoria, poderia preencher o último campo com a categoria desejada. Como não é o caso, clique em Publicar.

Expansão cadastrada com sucesso! 😀

Importar expansões?

Tenho muitas expansões para cadastrar? E agora?

Calma, tem o Importar. Com ele consegue importar várias de uma vez só. 😀

Para fazer isso, na mesma seção onde estava, Expansões, clique em Importar em vez de Nova Expansão.

Nesta tela será solicitado um arquivo .txt (só pode ser .txt) para que dê tudo certo e o sistema consiga entender, o arquivo deve seguir o modelo descrito no exemplo abaixo. Depois, para enviar é só clicar em Importar.

❗️

Atenção!

Qualquer caractere ou espaço a mais pode invalidar a lista, mas não se preocupe,será avisado se isso acontecer! 😉

Então caso receba uma notificação de erro e confira de novo as linhas indicadas pra ver se está tudo certo conforme o modelo padrão (se não tem um caractere errado, por exemplo). Depois é só escolher o arquivo e importar novamente.

Pronto! Agora aprendeu duas formas diferentes de cadastrar expansões no ecommerce.


Did this page help you?