Gestão de clientes com navegação suspeita
Para reforçar a segurança da Linx Commerce, desenvolvemos uma funcionalidade para mitigar clientes que têm ações suspeitas durante a navegação. Exemplo: inúmeras tentativas de uso de cartão de crédito no checkout.
Como configurar?
Vá em Configs. > Configurações gerais > Sistema > Segurança > Navegação.


-
As tentativas de pagamento somente serão registradas a partir do momento em que a flag Habilitar for ativada;
-
Ou seja, mesmo que o cliente já tenha tentado realizar várias transações de cartão de crédito não autorizada, a contagem (quantidade de tentativas) só passa a valer a partir do momento em que habilitar for Sim.
-
O Tempo de bloqueio também determina quanto tempo no passado o sistema irá olhar para as tentativas de pagamento não autorizadas;
-
No caso, vai observar por um limite máximo de 3 tentativas de pagamento por cartão de crédito não autorizadas nas últimas 24h.
Permissão de Usuário
✓ É possível configurar quais usuários (no Admin) terão permissão para o botão “Desbloquear Cliente”: Configs. > Grupo de usuários > (grupo) > Geral > Clientes > Desbloquear
Comportamento no Checkout
Quando o cliente atingir o número de tentativas máximas de pagamento por cartão de crédito não autorizadas, o sistema irá bloquear o cliente (futuras tentativas de transações de cartão de crédito não serão sequer levadas até o gateway de pagamento) e a seguinte mensagem será apresentada no Checkout:


*“1 dia” é a representação das 24h configuradas no Admin. Essa parte dessa mensagem mudará automaticamente conforme o valor configurado.
Gestão do cadastro do cliente
Nas listagem é exibida a seguinte informação:


No cadastro do cliente é exibida a seguinte informação:


Evento de cliente fraudulento
Como uma outra funcionalidade do sistema, também é possível configurar um Fluxo para realizar ações customizadas quando um cliente for bloqueado (exemplo: alterar o status), para isso:
-
Criar um novo Fluxo Sequencial no contexto de Clientes (Configs. > Fluxos);
-
Criar status para cliente com suspeita de fraude;
-
Adicionar o evento "CustomerFraudster"
Atenção!
Em função de isso ser OUTRA funcionalidade do sistema, o “Status do Cliente” NÃO É ALTERADO automaticamente quando o bloqueio expirar ou quando alguém clicar em Desbloquear Cliente.
Pontos importantes sobre a funcionalidade:
✓ Somente se referente às transações de Cartão de Crédito;
✓ Mesmo bloqueado, o cliente ainda pode fechar pedidos com outras formas de pagamento que não são de cartão de crédito (boleto, por exemplo).
✓ Um cliente, uma vez bloqueado, ficará impossibilitado de realizar novas tentativas de pagamento de cartão de crédito (enquanto o bloqueio não expirar de forma automática ou não for manualmente desbloqueado) mesmo que a funcionalidade seja desligada.
✓ No cadastro do cliente é identificado um log detalhado do bloqueio.
✓ Também é a criado um log se alguém realiza o desbloqueio de um cliente fraudulento.
Updated 2 months ago