Gestão de clientes com navegação suspeita

Para reforçar a segurança da Linx Commerce, desenvolvemos uma funcionalidade para mitigar clientes que tem ações suspeitas durante a navegação. Exemplo: inúmeras tentativas de uso de cartão de crédito no checkout.

Como configurar?

Vai em Configs. > Configurações gerais > Sistema > Segurança > Navegação

  • As tentativas de pagamento somente serão registradas a partir do momento em que a flag Habilitar for ativada;

  • Ou seja, mesmo que o cliente já tenha tentado realizar várias transações de cartão de crédito não autorizada, a contagem (quantidade de tentativas) só passa a valer a partir a partir do momento em que habilitar for Sim.

  • O Tempo de bloqueio também determina quanto tempo no passado o sistema irá olhar para as tentativas de pagamento não autorizadas;

  • No caso, vai observar por um limite máximo de 3 tentativas de pagamento por cartão de crédito não autorizadas nas últimas 24h.

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Permissão de Usuário

✓ É possível configurar quais usuários (no Admin) terão permissão para o botão “Desbloquear Cliente”: Configs. > Grupo de usuários > (grupo) > Geral > Clientes > Desbloquear

Comportamento no Checkout

Quando o cliente atingir o número de tentativas máximas de pagamento por cartão de crédito não autorizadas, o sistema irá bloquear o cliente (futuras tentativas de transações de cartão de crédito não serão sequer levadas até o gateway de pagamento) e a seguinte mensagem será apresentada no Checkout:

*“1 dia” é a representação das 24h configuradas no Admin. Essa parte dessa mensagem mudará automaticamente conforme o valor configurado.

Gestão do cadastro do cliente

Nas listagem é exibida a seguinte informação:

No cadastro do cliente é exibida a seguinte informação:

Evento de cliente fraudulento

Como uma outra funcionalidade do sistema, também é possível configurar um Fluxo para realizar ações customizadas quando um cliente for bloqueado (exemplo: alterar o status), para isso:

  1. Criar um novo Fluxo Sequencial no contexto de Clientes (Configs. > Fluxos);

  2. Criar status para cliente com suspeita de fraude;

  3. Adicionar o evento "CustomerFraudster"

Atenção!

Em função de isso ser OUTRA funcionalidade do sistema, o “Status do Cliente” NÃO É ALTERADO automaticamente quando o bloqueio expirar ou quando alguém clicar em Desbloquear Cliente.

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Pontos Importantes Sobre a Funcionalidade:

✓ Somente se referente à transações de Cartão de Crédito;

✓ Mesmo bloqueado, o cliente ainda pode fechar pedidos com outras formas de pagamento que não de cartão de crédito (boleto, por exemplo).

✓ Um cliente, uma vez bloqueado, ficará impossibilitado de realizar novas tentativas de pagamento de cartão de crédito (enquanto o bloqueio não expirar de forma automática ou não for manualmente desbloqueado) mesmo que a funcionalidade seja desligada.

✓ No cadastro do cliente é identificado um log detalhado do bloqueio

✓ Também é a criado um log se alguém realiza o desbloqueio de um cliente fraudulento


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