Impulso em vitrines

Nessa estratégia de campanhas, dará um boost nos produtos, categorias, tags ou atributos que escolher, melhorando a posição deles. Digamos que cadastrou a Impulso para o Tênis Royal Ultra. Feito isso, vamos melhorar o ranking do produto, para que ganhe mais visibilidade dentro das vitrines.

O produto ficará na mesma posição sempre?

Não. Com a estratégia de Impulso, o que acontece é que o ranking do produto melhora, mas não é possível dizer exatamente quantas posições aquele produto subirá por conta disso. O ecommerce é um organismo vivo e dinâmico, que se transforma a todo instante conforme acontecem compras, cliques e alterações no catálogo. Então, a subida do Tênis depende também do ranking de todos os produtos que estão à volta dele – e isso muda o tempo todo.

O Impulso é uma forma mais sutil e mais abrangente de melhorar a relevância dos seus produtos. Mais abrangente porque, diferente do que faz a estratégia de Destaque, o produto promovido não terá sua exibição forçada, mas acompanhará toda a dinâmica do seu ecommerce.

Outro detalhe é que, como o Impulso leva em consideração todo contexto do seu ecommerce, só terá efeito sobre produtos que possuem histórico de visualização suficiente. Então, se o que quer é promover um produto novo, que não possui nenhum histórico, a estratégia de Destaque é a mais apropriada. Agora, se quer incentivar as vendas de um produto que está com um preço bom, mas não possui meta específica sobre eles, a estratégia é Impulso!

Configuração da estratégia de impulso

No exemplo, falamos sobre um produto único, o Tênis Ultra Royal, mas também pode configurar o Impulso para tags, atributos e categorias inteiras simultaneamente, fique à vontade.

Para criar a campanha, acesse o Dashboard das Vitrines Personalizadas. No menu lateral, você deve acessar Campanhas e clicar em +Criar campanha.

Em seguida, preencha o Nome da campanha para que depois você consiga identificá-la facilmente em meio a outras campanhas.

Chegou a hora de escolher a estratégia da Campanha. Selecione o segundo tipo de campanha (Impulso), e clique em Próximo.

Logo abaixo, você vai definir o conteúdo da sua campanha. Para selecionar os produtos, há duas opções:

(1) Especificar os produtos manualmente, ou (2) importar uma lista CSV com todos os produtos escolhidos.

A opção (2), de importar uma lista CSV, te ajuda quando tem uma quantidade bem grande de produtos para selecionar. Então, se essa for a sua escolha, deve criar uma lista CSV com todos os seus produtos. A lista deve possuir um ID de produto por linha, assim como nesse exemplo aqui:

Tome cuidado com caractere ou espaço a mais, se não pode acabar invalidando a lista. Será avisado se isso acontecer, mas fique atento.

Com a lista criada, é só importar. Selecione a segunda opção de Importar uma lista CSV e vai em Importar. Em seguida, poderá passar para a próxima etapa de criação da campanha.

Também pode optar por especificar manualmente a sua campanha, conforme citado anteriormente na opção (1). Nesse caso, para selecionar os produtos criará regras por meio de tags, categorias, ID do produto.
Pra adicionar, basta digitar o nome da tag, categoria, produto ou atributo e selecioná-lo.

Para deixar a campanha mais abrangente (alcançando mais produtos do seu catálogo), pode fazer uma combinação de regras. Para adicionar é só clicar em Nova regra e repetir o processo anterior, inserindo outro produto, categoria, tag ou atributo e filtrando-a se for necessário, de acordo com o contexto. Depois é só clicar em Próximo, lá em cima.

Agora que já definiu o que mostrará a campanha, vamos definir onde e como a campanha será exibida na etapa de Regras de Exibição.

O primeiro passo é definir onde a campanha ficará ativa. Tem a opção de impulsionar os produtos em todas as vitrines do site, páginas e/ou templates específicos. Se a opção for impulsionar no site todo, a etapa estaria concluída e bastaria passar para a próxima, o Agendamento.

Porém, em determinado momento, faz sentido que a campanha apareça somente na Home, na Vitrine de Mais Populares. Para isso, é só clicar na opção de páginas e templates específicos e em +Criar regra.

Selecione o template. Se quiser trocá-lo, é só clicar em Exibir todos os templates ali no canto que voltará a visualizar todos eles.

Em seguida, vai escolher a vitrine onde a campanha será exibida. De acordo com o template escolhido, será exibida a lista de vitrines que estão ativas nesse template, cada uma em respectiva área e posição. Consegue identificá-las pelo título e tipo da vitrine.

Depois de escolher a vitrine, o seguinte passo é selecionar o tipo de condição da campanha. Nesse caso, como escolheu o template home e a vitrine de mais populares, apenas a opção de exibir a campanha sempre estará disponível.

Mas por que só essa opção?

A opção de Exibir de acordo com regras específicas só fica disponível quando a vitrine selecionada possui um contexto de navegação do usuário. Com essa opção é possível manter o contexto dessa vitrine, com a garantia de que o produto só será impulsionado quando fizer sentido com os demais produtos que o usuário interagiu. Assim, se tivesse selecionado a vitrine de Visualizados, por exemplo, poderia escolher um produto referência e a campanha seria exibida se o usuário interagisse com determinado produto.

Exemplo: selecionamos a Vitrine de Mais Populares. A vitrine permite a exibição sem condições de produto referência. Porém, talvez deve estar se perguntando: a Impulso levará em consideração o ranking específico dessa vitrine? Sim! Como explicamos, a estratégia leva em consideração toda dinâmica do seu ecommerce, incluindo as vitrines. O produto da campanha só será impulsionado se estiver no ranking da vitrine.

Com a condição selecionada, selecione o canal onde a campanha será exibida.

Pronto! Uma regra de exibição da campanha foi criada! Se quiser exibir a campanha também em outros templates ou em outras vitrines, crie mais regras de exibição. É só clicar no botão ali em cima e repetir o mesmo processo.

Agora chegamos na última etapa: o agendamento. Para ligar a Campanha no momento da publicação, basta clicar em Sim ou só deixar o botão Não ativado.

Logo abaixo, poderá agendar um período para ligar e desligar a campanha. Pra agendar, clique em Agendar período para ligar e/ou desligar a regra automaticamente. Em seguida, selecione a data desejada e publique.

Feito! Campanha com estratégia de Impulso criada!

Acesse o Dashboard e comece já a impulsionar os produtos.


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