O que é o Linx IO?

Passo a passo para utilização

  1. Para iniciar o processo de integração com o Linx IO é necessário solicitar as credenciais de acesso. As credenciais são criadas pela equipe de sustentação e devem seguir alguns requisitos, como:

a) Dados Linx Commerce:
Nome do Projeto: Fulano de tal
Link do admin: xxxxx.admin.core.dcg.com.br;

b) Dados ERP:
Identificação do ERP que será integrado (Microvix, Big Farma, Easy Linx, Softpharma, Apolo, etc.);

c) Nome da empresa a ser parametrizada na integração;

d) CNPJ do Cliente (CNPJ da empresa/ERP a ser integrada);

e) Módulo B2C do ERP deve estar ativo;

f) Tools configurado com empresa, estoque e lista de preço a serem integrados.

  1. Clique em configurações > Ecossistema Linx > Linx.IO
    Após salvar o status ativo, deve sair da plataforma e fazer login novamente, para liberar o menu de acesso.
  1. Com o acesso liberado, vá em: Integrações > Configurar Linx.IO.
  1. Vá na opção Conexões, preencha os campos Usuário no Linx IO, senha e ID da Aplicação Commerce, conforme as credenciais criadas, pela equipe de Sustentação Linx IO.
  1. Ao selecionar a integração de produtos, você está realizando a importação de todos os seus produtos do seu ERP para o Linx Commerce.
    As opções listadas neste quadro é que serão integradas na plataforma. Caso algum cliente tenha alguma regra de negócio específica, de não atualizar automaticamente uma destas opções, pode desmarcá-la, assim sua atualização terá que ser feita totalmente manual, diretamente na plataforma.

Ao final, marque a opção para criação de metadados automaticamente, conforme a tela.

Faça o mesmo com preço e estoque, conforme as telas abaixo.

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Observação

  • Deve ser feito o mapeamento dos códigos de Lista de Preços e de Estoque do ERP com os códigos de Lista de Preços e Estoque da plataforma, através da opção + , em ambas as opções.

  • Também existe a opção de Criar Listas de Preços e Estoque automaticamente para ID’s do Linx IO não mapeados. Ou seja, com estas opções marcadas serão integradas todas as listas de preço e estoques do ERP, na plataforma, mas somente aqueles indicados como Master é que serão listados no Site - esta opção serve quando há necessidade de um canal adicional ser considerado uma lista de preços e estoque distintos do canal principal.

  1. No processo de integração, você vai visualizar o Dashboard. Com ele é possível acompanhar informações como Feedbacks, Estoques, Preços e Produtos.
  1. Configurar o De/Para dos Fluxos de Pedidos, acessando: Config’s > Configurações de Sistema > Configurações por Grupo > Fluxo.
    Deve ser feito com os fluxos de pedidos definidos pelo Linx IO, clicando em Selecionar para abrir as opções de Fluxo cadastradas, conforme a regra de negócio do cliente.

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Importante!

Esta configuração é feita para todos os Grupos de Configurações, inclusive quando o cliente tiver HUB ativo, onde há um grupo Marketplace. Caso contrário, ocorrerá erro ao tentar atualizar o status do Pedido, como, por exemplo, a atualização de faturamento (com os dados da Nota Fiscal) vindos do ERP.

Histórico e logs

1) Log de Integração

Acessando a opção Histórico (Logs) visualiza os dados integrados, podendo selecionar por:

  • Período
  • Tipo
  • Nível

Conforme os filtros selecionados, poderá visualizar os logs da integração e verificar possíveis falhas de integração. Exemplo: Marcas duplicadas no ERP, Variações (Cor e Tamanho) duplicadas no mesmo código de referência, categorias duplicadas (Setor e Linha) duplicadas no ERP.
Para Correção deve ser revisado e ajustado os cadastros diretamente no ERP. Clique no ícone da setinha, indicado abaixo.

Alguns exemplos de Log de erro de Integração:

  • "SKU: 'XYZ.270' possui valores de metadados idênticos a outro SKU já associado. Ex.: Já existe um metadado com a mesma cor que o atual."

Ocorre quando há duplicidade de variações de Cor e Tamanho. Exemplo: entre produtos com o mesmo código de referência, neste caso, deve ser revisado e ajustado o cadastro diretamente no ERP.

  • "'Name' should not be empty." ("'Nome' não deve estar vazio.")

Ocorre quando alguma variação, ou metadado não tem descrição do ERP, tendo sua descrição apagado, mas não inativada/deletada do ERP.

  • Esta URL amigável já está em uso em outra marca. O nome da marca deve ser único. Já existe outra marca com o mesmo nome com outro identificador.

Ocorre quando existe mais de um cadastro de Marca com o mesmo nome, mas com código de cadastro diferente. Deve ser revisado e ajustado diretamente no ERP.

  • Código de barras inválido. O código de barras informado como padrão está inválido.

Código de barras inválido. O código de barras informado como padrão está inválido.

2) Logs de Integração de Pedidos:

Na opção de Pedidos é possível visualizar os dados integrados referentes aos registros, que seleciona por período. Para visualizar os Logs, deve clicar sobre a palavra Detalhes.

São gerados dois registros de movimentos principais, que se subdividem em dois, referente ao Pedido:

  • De criação do pedido, contendo: “Pedido Criado” e “Pedido Enviado”;
  • De pagamento do Pedido, contendo: “Pedido Pago e “Pagamento Enviado”.

Quando é listado OK (Feedback recebido), significa que o pedido foi integrado com sucesso no ERP; esse Ok vem da entrada do Pedido no painel do ERP.

Também são listados Log’s de falha na comunicação, como: tempo limite de execução expirado, Servidor não está respondendo; bastando aguardar o reestabelecimento da comunicação para os dados serem processados, caso não ocorra, o pedido deve ser reenviado para fila de integração, necessário intervenção da equipe técnica.


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