m. Magazine Luiza

Aprenda a configurar a Magazine Luiza markeplace no Hub

Índice

Sobre a Magazine Luiza

Com mais de 40 anos de operação no varejo a Magazine Luiza, possui atualmente um dos principais e mais premiados e-commerce do Brasil, com grandes facilidades para os parceiros de Marketplace e um alcance cada vez maio. O e-commerce do Magazine Luiza é um dos que mais cresce no Brasil. Também possuindo o diferencial de ter uma das melhores experiências de usuário do mercado

Através do Hub, será possível cadastrar anúncios, atualizar informações de produto como preço e estoque de acordo com os valores informados dentro da plataforma. O envio dessas informações se dá através de uma integração direta com a IntegraCommerce, plataforma Integradora oficial da Magazine Luiza.

🚧

Dúvidas

Para tirar algumas das principais dúvidas sobre como vender nesse marketplace, você pode acessar o blog de Marketplaces da Magazine Luiza, através deste link.

📘

Como começar a vender neste marketplace?

Para saber como começar a vender neste marketplace, entender benefícios, comissionamento e demais detalhes comerciais, acesse o canal oficial do marketplace.

Ativação

Para iniciar as configurações com o Marketplace você precisa primeiramente finalizar a etapa de contrato com o portal, após isso você deverá seguir os passos de preparação da plataforma Hub:

🚧

Observação

Grande parte desses itens precisam ser configurados apenas uma vez, e valerá para todas as integrações com qualquer portal de Marketplace.

Após todos esses passos configurados, é necessário adquiri as Credenciais para a conexão com o Marketplace, para autenticar a integração.

Autenticação

No menu Hub ≫ Todos marketplaces vá a opção de integração referente a Magazine Luiza e clique no botão verde escrito Ativar, ao carregar a próxima tela, será preciso preencher os dados referentes as credenciais de acesso. O Usuário da API e Senha da API serão disponibilizados pela Integra Commerce, o ambiente de integração é por definição o Produção, já que o Sandbox é um ambiente apenas para teste. Após o preenchimento dos dados clique na opção de Validar Credenciais, para autenticação dos dados:

📘

Credenciais de integrador

A Magazine Luiza realiza a integração através de uma plataforma integradora, a IntegraCommerce, após o fechamento do contrato, será preciso solicitar um ambiente de integração com a plataforma Hub da Linx Commerce. Após a ativação desse ambiente será disponibilizado o Usuário e Senha da API.

Definições Gerais

Após validar as credenciais de acesso será necessário a definição de alguns itens de configuração da integração, que podem ser alterados de acordo com estratégias de negócio do Seller.
As definições são as seguintes:

Catálogo de Produtos - Produtos que serão enviados ao portal do marketplace. (Configurado no passo Configuração de catálogo de produtos
Lista de Preço - Preços aplicados aos produtos inseridos no catálogo desse Marketplace. (Configurado no passo Configuração de lista de preços
Estoque - Origem de estoque dos produtos desse catálogo (configurado no passo: Configuração do estoque
Proteção de Estoque - A proteção define a quantidade de unidade(s) ou porcentagem que deseja manter no estoque e não enviar ao marketplace, aplicada em todos os produtos do catálogo selecionado.
Meios de Entrega - Meios de entrega padrão para cotação

🚧

Observação

Você pode definir catálogos, listas e estoques diferentes para cada marketplace, ou utilizar as mesmas configurações para todos os portais que for integrar

Definições Avançadas

Depois de selecionar os dados Gerais, será necessário apontar os dados das definições Avançadas, para facilitar a vida do lojista, o Hub automaticamente as configura com valores padrões convencionados por nossa equipe, mas se for necessário o lojista poderá alterar estas configurações.

Dados Gerais
✓ O Nome identificador é como este canal de venda será ilustrado no Hub, ele irá auxiliar a identificar seus pedidos.
✓ O Identificador de integração é um campo livre que pode ser utilizado para identificar o canal de vendas junto ao seu ERP, quando da integração de um pedido, por exemplo.
✓ A Data inicial para integração de pedidos é uma configuração importante para migração de Hub, ela é utilizada para controlar a partir de que data e hora os pedidos devem ser integrados no Hub, para não acontecer uma inconsistência.

Forma de Pagamento:
Em geral o marketplace não informa qual o meio de pagamento o cliente final utilizou na realização do pedido, por isso, será necessário definir um meio de pagamento Padrão para que os pedidos realizados nesse marketplaces sejam apontados para essa configuração.

Formas de Entrega:
Onde serão definidos os meios de entrega que serão apontados nos pedidos referentes a esse marketplace. No caso da Magalu, você pode apontar 1 meio de entrega para os pedidos cotados via Magalu Entregas e outra transportadora para cotação via Planilha personalizada cadastrada no Marketplace.

❗️

Importante

Você pode clicar em Editar no Meio de Entrega e Editar>Personalizados no Meio de Pagamento para colocar um Identificador de Integração para mapear esses meios com os códigos utilizados dentro do seu ERP.

Ao final, depois de preencher todos os campos obrigatórios para a ativação do Marketplace, você precisa clicar no botão chamado Inativo, para torná-lo ativo e clicar em Salvar ou Salvar e Fechar para finalizar o processo de ativação.

❗️

Importantes

Antes de Ativar e Salvar o canal, se for um processo de Migração, ou seja, se a loja Já vende no marketplace e está migrando sua conta para o Hub da Linx Commerce, leio o tópico referente ao processo de Migração.

Agora é só aguardar, que seus produtos serão enviados ao Marketplace e a integração já estará apta para receber os pedidos.
Nós próximos tópicos contém informações importantes sobre Migração, Cadastramento de Produtos, Mapeamentos e Cotações de Frete para esse Marketplace.

Migração

Na integração da Integra Commerce não existe migração de ambiente mantendo as ofertas atuais. Então será necessário utilizar o mesmo ambiente independente da plataforma que estava sendo utilizada antes da ativação do Hub da Linx Commerce. A única diferença entre uma migração Interna ou Externa é o Processo de DE-PARA de Produtos:

Migração Interna - sendo da plataforma Octopus para o Hub da Linx Commerce, (que pertence ao mesmo grupo Linx) será preciso fazer a liberação do Novo Usuário de Desenvolvedor, referente a aplicação Hub Core, também será necessário realizar a solicitação de DE-PARA de produtos junto a equipe de Suporte do Hub através de um Chamado.

Migração Externa - Para migração de Outras Plataformas para o Hub da Linx Commerce, será necessário seguir os passos para gerar credenciais disponíveis nessa documentação, depois todos os passos anteriores listados e antes de ativar, realizar o processo de DE-PARA de produtos, disponível nesse LINK.

Produtos

Na seção 1. Configurações do Hub apresentamos como configurar um catálogo de produtos, seja para um marketplace em específico ou então um catálogo geral para todos os marketplaces. Nesta seção apresentaremos a importância de algumas informações estarem preenchidas no cadastro de um produto para que o mesmo possa ser vendido neste marketplace, além de explicar o fluxo de cadastro e atualização dos produtos junto à este marketplace.

❗️

Regras de produtos

Para o envio de produtos para a Magazine Luiza é importante estar atento a alguns requisitos de cadastramento definidos pelo próprio portal do marketplace, são eles:

⑴ As imagens dos produtos devem possui o tamanho mínimo de 400px nas duas dimensões
⑵ Os produtos devem possuir ao menos uma foto vinculada ao cadastro
⑶ Os produtos devem possuir dimensões e peso
⑷ Os produtos devem possuir código EAN

Após o envio dos produtos para o Portal da IntegraCommerce, ainda será necessário executar dois procedimentos antes de iniciar suas vendas;

  • Mapeamento de Categorias
  • Conexão dos produtos com a Magazine Luiza
    Caso tenha alguma dúvida nesse processos, é só entrar em contato com o Suporte da Integra Commerce através desse LINK.

Mapeamentos

Mapeamentos: para cada atributo ou ficha técnica de produto no marketplace, é possível relacionar um atributo de produto nativo do Hub, para que de forma automática estes campos sejam atualizados na vitrine do marketplace.

📘

Mapemento padrão

Para facilitar o processo de configuração de um marketplace, o Hub possui alguns mapeamentos nativos para cada marketplace. Se for necessário, é possível alterar este mapeamento e relacionar com um novo atributo ou mesmo com um já existente.

Validações: são regras e validações existentes em todos os marketplaces para que seja possível ofertar um ou mais produtos em sua vitrine, estas validações foram compiladas pelo nosso time e são apresentadas de forma centralizada.

Cotações de Frete

Este marketplace permite a cotação do frete através do próprio portal configurado diretamente no painel da IntegraCommerce, onde é possível configurar por tabela de frete, cotando através de um Gateway de Frete (Como a Intelipost, por exemplo) ou pelo serviço direto chamado Magalu Entregas.

A Magalu Entregas é a solução de logística que a Magazine Luiza oferece aos seus parceiros para facilitar a entrega dos produtos que eles vendem por meio desse canal.

É o Magalu Entregas, um serviço onde o parceiro utiliza toda a nossa experiência de entregas, isso mesmo, o Frete é calculado com base em nossas tabelas, e você só precisa se preocupar em vender!
O serviço também oferece uma segurança ao cliente, já que ele pode acompanhar todo o processo de rastreamento de seu produto.

🚧

Status de pedidos

Os pedidos que possuem como meio de entrega a Magalu Entregas tem seus status (Enviado e Entregue) atualizados pelo próprio marketplace e estes status são replicados para o Hub automaticamente, facilitando a visualização e gestão dos pedidos por parte dos sellers.

📘

Mais informações

Mais detalhes sobre frete e entrega podem ser conferidos em Configuração do frete.

👍

Recomentação

Para garantir que não haverá problemas referente a cotação do frete do produto, é recomendável que a cotação seja realizada sempre de forma direta com o portal do Marketplace. Caso seja realizado por algum outro meio externo, recomendamos que seja sempre inserido e atualizado uma tabela de frete de contingência com os valores corretos. Dessa forma é garantido que o Usuário final não terá problemas para concluir sua compra no portal de venda.


Did this page help you?