Mercado Pago - Configurando PIX

Visando a maior cobertura da modalidade do PIX em nossos meios de pagamentos, efetuamos a integração com o PIX do Mercado Pago e detalharemos o funcionamento a seguir.

O que é o PIX?

O PIX é o novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas transferirem valores ou receberem pagamentos. Através do PIX, as pessoas (físicas e jurídicas) conseguem realizar transações que finalizam em menos de 10 segundos.

Basta efetuar o cadastro das chaves no aplicativo mobile das instituições financeiras que é liberado para realizar o pagamento através do mesmo, seja por envio para chaves específicas (CPF/CNPJ, e-mail, telefone ou chave aleatória) ou leitura de QR Code.

📘

O que precisa para começar?

Antes de iniciar a configuração do PIX do MP na plataforma, é necessário ter uma chave PIX vinculada à sua conta do Mercado Pago. Sem esta chave previamente criada, não estará funcional.

Saiba mais como criar uma chave PIX no Mercado Pago.

Recomendamos que esta criação seja efetuada pelo app Mercado Pago em seu celular.

Configurar o PIX

  1. Efetue a criação do meio de pagamento Mercado Pago na plataforma e configure de acordo com as chaves disponibilizadas no painel do Mercado Pago; Clique aqui para saber como configurar na plataforma

  2. Com o meio de pagamento previamente criado, clique na aba do PIX no menu à esquerda;

  3. Ative a modalidade de pagamento tornando o status ativo;

  1. Caso a loja tenha restrição de meios de pagamento nos contratos, insira esta nova modalidade no contrato dos seus canais. Um pouco mais sobre .

Tempo de expiração do PIX

O tempo de expiração do QR Code e/ou código para pagamento gerado pelo Mercado Pago é o que especifica quanto tempo o consumidor terá para efetuar o pagamento e, caso exceda este tempo, é necessário gerar um novo pedido para gerar um novo pagamento.

Na integração com o Mercado Pago este tempo é determinado na nossa plataforma no menu Integração.

👍

Nossa recomendação :)

Recomendamos que seja utilizado um tempo razoável para expiração do PIX, como por exemplo 3h, para que o consumidor tenha tempo suficiente para pagar o PIX e/ou evitar que algum problema em seu internet banking atrapalhe a finalização do pagamento.

Cancelamento e estorno

Também é possível efetuar um cancelamento/estorno através da nossa plataforma diretamente para o Mercado Pago, que prontamente efetuará a devolução para o consumidor que efetuou o pagamento.
É possível estornar o pagamento até no máximo 180 dias.

Como efetuar um estorno:

  1. Acesse o pedido que deseja efetuar o estorno;

  2. Clique na aba Pagamento no pedido;

  3. Clique na engrenagem disponível no canto direito (vide imagem abaixo);

  4. Clique em Estornar.

Atualização de status do pagamento

A atualização do status é realizada assim que o pagamento for efetuado pelo cliente, onde o Mercado Pago é responsável por enviar uma notificação para nossa plataforma informando que o pagamento foi realizado e/ou alguma outra alteração ocorreu (como por exemplo, um cancelamento efetuado diretamente pelo Mercado Pago).

Não é necessário nenhum tipo de configuração para as atualizações ocorrerem. São todas automáticas.

🚧

Mas, atenção...

Caso a atualização de status dos pagamentos e dos pedidos da sua loja não esteja funcional durante os testes, recomendamos que entre em contato com nosso time de suporte que poderá validar se as configurações dos fluxos da loja estão corretas.


Did this page help you?