Migração EZ - Linx Commerce

Este artigo descreve o plano de migração da plataforma EZ Commerce para a Linx Commerce e as atividades a serem realizadas.

1. Objetivo

Realizar a migração dos clientes que atualmente utilizam a solução EZ Commerce para a plataforma Linx Commerce, adequando as necessidades do cliente aos recursos disponíveis na Linx Commerce.

2. Levantamento de necessidades

Indicamos que antes de firmar qualquer acordo comercial com o cliente sejam avaliados os itens abaixo:

  • Funcionalidades relevantes;
  • Integrações;
  • Dados de produtos;
  • Meios de pagamento;
  • Meios de entrega;
  • Layout

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Importante:

Esta avaliação se faz necessária para alinhamentos de expectativas entre o cliente e o parceiro que irá realizar a migração.

Ao avaliar os dados descritos acima, é necessário validar a possibilidade de execução de cada uma das atividades.

Precisamos ter a visibilidade de que estamos trabalhando com migrações de plataformas distintas, onde não há ligação direta entre elas.

Abaixo descreveremos cada item detalhadamente

2.1. Funcionalidades relevantes

As plataformas contêm diversos recursos, porém cada uma com a própria visão técnica sobre eles. É necessário avaliar o negócio do cliente e os recursos utilizados para que suas vendas permaneçam ativas e com desempenho.

As configurações e nomenclaturas dos recursos serão diferentes entre as duas plataformas. Alguns recursos não serão compatíveis, sendo necessário garantir que o cliente esteja de acordo com esta condição.

A exemplo disso temos o programa de fidelidade, um módulo disponível na plataforma EZ. No Linx Commerce este recurso pode ser tratado através de representantes de vendas, programa de pontos ou canais, de acordo com a necessidade do cliente.

2.2. Integrações

Há alguns tipos diferentes de integrações entre a plataforma e ERP”s:

Via Layer: Alternativa, Millenium (em migração para o Linx IO) e Bling;
Via Plugin: Linx ERP;
Via Linx IO: microvix, Easy Linx, DMS, Big Farma,Softfarma, Farma itec.

Há particularidades em cada uma destas integrações que devem ser avaliadas. Devemos tomar o cuidado de não usar o termo “temos tudo integrado”, pois há limitações técnicas para algumas funcionalidades.

O desenvolvimento das integrações via Layer ou via Linx IO é realizado diretamente pel ERP, ou seja, a Linx Digital não tem autonomia para a execução de melhorias.

Para todos os casos a Linx Digital será responsável somente pela ativação das chaves de conexão, sendo necessário que o parceiro se responsabilize pela realização da integração e homologação.

2.3. Dados de produtos

Os dados de produtos não serão migrados automaticamente de uma plataforma para outra, sendo necessário avaliar o que a base de ERP do cliente contém, exportar os dados da base EZ Commerce e relacionar com a Linx Commerce.

As imagens de produtos poderão ser disponibilizadas pela Linx, contendo em sua nomenclatura o código do produto existente na plataforma EZ. O upload das imagens ficará a cargo do parceiro e/ou do cliente.

❗️

Importante

Não existe um processo automatizado para extração e modelagem dos dados de produtos, uma vez que a estrutura deles é distinta entre as plataformas.

2.4. Meios de pagamento

Os meios de pagamento disponíveis na Linx Commerce estão atualizados, e com isso existem formas distintas de configurações. A análise do meio de pagamento do cliente deve considerar os fatores:

O meio de pagamento existente na EZ também está disponível na Linx Commerce?
A versão do meio de pagamento é a mesma nas duas plataformas?
Caso não seja a mesma versão, o cliente está disposto a mudar ou atualizar o meio de pagamento?

Com estas informações em mãos será possível seguir com as configurações disponíveis na plataforma.

❗️

Importante

Até o momento a Linx Commerce não disponibiliza pagamento com recorrência (assinaturas).

2.5. Meios de entrega

Os meios de entrega na Linx Commerce são mais avançados que na EZ e com regras distintas para utilização. A análise de meios de entrega do cliente deve considerar:

O meio de entrega existente na EZ também existe na Linx Commerce?
A versão do meio de entrega disponível é a mesma ou compatível?
Em caso de utilização de planilha de frete, a planilha padrão da Linx Commerce atende o cliente?

Com estas informações em mãos será possível seguir com as configurações disponíveis na plataforma.

2.6. Layout

Atualmente a Linx Commerce disponibiliza um tema padrão para as lojas, mas fica a critério do parceiro ofertar o que melhor agradar o cliente.

O tema padrão Linx Commerce pode ser utilizado por qualquer parceiro, com a ressalva de que existem limitações para alguns recursos que necessitarão de personalização de layout.

Este tema foi desenvolvido para clientes que estão iniciando a sua jornada no e-commerce.

3. Esforço

O esforço para a entrega dependerá dos itens contratados pelo cliente. Abaixo temos um levantamento utilizado pela Linx para algumas migrações:

Entregáveis da implantação

  • Gerente de projetos
    Profissional responsável do início ao fim do projeto

  • Kick Off
    Reunião inicial de projeto

  • Ambiente
    Disponibilização do ambiente com seus acessos e APIs

  • Canais de vendas
    Liberação de um canal de vendas B2B ou B2C

  • Configurações gerais
    Parametrização e configuração geral da plataforma

  • Treinamento e documentação
    Acesso ao treinamento EAD e documentação completa da plataforma e APIs

  • Importação e migração de dados
    Suporte à migração de clientes, produtos, imagens e demais informações

  • Migração de SEO
    Para migrações, processo dedicado para fetar minimamente o SEO

  • Aplicação de template padrão
    Aplicação do template base para início das configurações

  • Meios de entrega, pagamento e análise de risco
    Homologação com os parceiros já integrados com a plataforma

  • Lista de presentes
    Ativação de recurso de nativo da plataforma

  • API de Integração ERP
    Suporte para integração do ERP parceiro

  • Representante de vendas
    Permissão de vendas aos representantes de acordo com suas regras de negócio

  • Customização de fluxos
    Alteração de processo de vendas para adequação de regras do ERP

  • Retirada na loja
    Possibilitar cliente retirar o produto na loja de acordo com sua região

  • Publicação da loja / Prazo médio do projeto
    Prazo

120 dias | Esforço de 150h


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