Modalidades de frete

A área de modalidades de frete é destinada à consulta e gestão de todas que estão operando no OMS.
Nessa etapa, ainda não é definida as associações entre modalidades, filiais e transportadoras, estas são realizadas durante o cadastro de tabelas de frete no sistema.

Para acessar utilize a opção Envio pela Loja → Modalidades de Frete no menu Lateral.

Na lista, é apresenta as informações básicas da modalidade:

  • Identificação: código de identificação da modalidade de frete no sistema;
  • Nome: nome da modalidade
  • Status: OFF para modalidades desativadas e ON para modalidades que estão ativas (alterne o status diretamente pela listagem, clicando no botão ON/OFF).

Cadastro de modalidades de frete

Clique no botão Nova modalidade para cadastrar novas modalidades de frete.

Cadastro Geral

  • Identificação: Identificador utilizado em todo o sistema para referenciar a modalidade
  • Descrição: Descrição (nome) da modalidade de frete
  • Prazo de tratamento (horas): Prazo máximo em horas para que o processamento de um pedido seja iniciado na loja, visando a entrega no prazo
  • Status: Arraste para esquerda ou direta para alterar entre ON (ligado) e OFF (desligado)

Horário de corte

Caso seja cadastrado um horário de corte, este definirá até quando a modalidade será ofertada para os clientes que estiverem realizando cotação online para a modalidade.
O status ON/OFF do campo Manter modalidade disponível define se após este horário, não será retornado o cálculo de frete ou se será adicionado 1 dia ao prazo de entrega calculado.

Critérios de priorização de filiais de cotação

A configuração do ranking de critérios de prioridade define a ordem em que cada critério será utilizado para eleger a loja no atendimento de uma entrega.

  • Preço: a filial com menor valor de frete vence a eleição neste critério;
  • Prazo: a filial com menor prazo de entrega vence a eleição neste critério;
  • Estoque: a filial com maior disponibilidade de estoque (considerando todos os SKUs requisitados) vence a eleição neste critério;
  • Filial: a filial com maior prioridade (definida na área de Priorização de filiais) vence a eleição neste critério;
  • Prioridade SKU: a filial com maior prioridade na eleição dos SKUs da entrega vence a eleição neste critério.

Priorização de macrorregiões na eleição de filiais

A priorização de macrorregiões por modalidade define a ordem de consultas na cotação ao eleger as lojas responsáveis pelo atendimento completo do pedido.

É importante que esta priorização seja definida. Caso contrário, o sistema prioriza uma loja distante do CEP destino que possa atender o pedido por completo, ao considerar a quebra em entregas menores dentro da macrorregião de maior prioridade, isso influenciará no frete e prazo ofertados.

Para realizar a configuração, clique no botão para selecionar uma macrorregião destino (onde estará o cliente) e depois no botão para definir a prioridade de atendimento pelas macrorregiões cadastradas.

📘

Para realizar a configuração, clique no botão + para selecionar uma macrorregião destino (onde estará o cliente) e depois no botão lápis para definir a prioridade de atendimento pelas macrorregiões cadastradas.

Configurações em Pool (em breve)

A configuração realiza as entregas da modalidade fiquem elegíveis para "roubo" no caso de expiração do prazo de exclusividade.

  • Status: Altere o status arrastando para esquerda ou direita para alternar entre ON (ligado) e OFF (deslidado)

  • Tempo de Exclusividade (horas): No caso da configuração estar ativa, deve ser inserido o prazo de exclusividade para que uma loja atenda a entrega, antes desta ser disponibilizada para as outras lojas do mesmo pool.

  • Após o preenchimento de todos os campos necessários, clique Salvar em para confirmar o registro.


Did this page help you?