Modalidades de frete
A área de modalidades de frete é destinada à consulta e gestão de todas que estão operando no OMS.
Nessa etapa, ainda não é definida as associações entre modalidades, filiais e transportadoras; estas são realizadas durante o cadastro de tabelas de frete no sistema.
Para acessar utilize a opção Envio pela Loja → Modalidades de Frete no menu Lateral.


Na lista, são apresentadas as informações básicas da modalidade:
- Identificação: código de identificação da modalidade de frete no sistema;
- Nome: nome da modalidade
- Status: OFF para modalidades desativadas e ON para modalidades que estão ativas (alterne o status diretamente pela listagem, clicando no botão ON/OFF).
Cadastro de modalidades de frete
Clique no botão Nova modalidade para cadastrar novas modalidades de frete.


Cadastro Geral
- Identificação: Identificador utilizado em todo o sistema para referenciar a modalidade
- Descrição: Descrição (nome) da modalidade de frete
- Prazo de tratamento (horas): Prazo máximo em horas para que o processamento de um pedido seja iniciado na loja, visando a entrega no prazo
- Status: Arraste para esquerda ou direta para alterar entre ON (ligado) e OFF (desligado)
Horário de corte
Caso seja cadastrado um horário de corte, este definirá até quando a modalidade será ofertada para os clientes que estiverem realizando cotação online para a modalidade.
O status ON/OFF do campo Manter modalidade disponível define se após este horário, não será retornado o cálculo de frete ou se será adicionado 1 dia ao prazo de entrega calculado.
Critérios de priorização de filiais de cotação
A configuração do ranking de critérios de prioridade define a ordem em que cada critério será utilizado para eleger a loja no atendimento de uma entrega.
- Preço: a filial com menor valor de frete vence a eleição neste critério;
- Prazo: a filial com menor prazo de entrega vence a eleição neste critério;
- Estoque: a filial com maior disponibilidade de estoque (considerando todos os SKUs requisitados) vence a eleição neste critério;
- Filial: a filial com maior prioridade (definida na área de Priorização de filiais) vence a eleição neste critério;
- Prioridade SKU: a filial com maior prioridade na eleição dos SKUs da entrega vence a eleição neste critério.
Priorização de macrorregiões na eleição de filiais
A priorização de macrorregiões por modalidade define a ordem de consultas na cotação ao eleger as lojas responsáveis pelo atendimento completo do pedido.
É importante que esta priorização seja definida. Caso contrário, o sistema prioriza uma loja distante do CEP destino que possa atender o pedido por completo, ao considerar a quebra em entregas menores dentro da macrorregião de maior prioridade, isso influenciará no frete e prazo ofertados.
Para realizar a configuração, clique no botão para selecionar uma macrorregião destino (onde estará o cliente) e depois no botão para definir a prioridade de atendimento pelas macrorregiões cadastradas.
Para realizar a configuração, clique no botão + para selecionar uma macrorregião destino (onde estará o cliente) e depois no botão lápis para definir a prioridade de atendimento pelas macrorregiões cadastradas.


Configurações em Pool (em breve)
A configuração realiza as entregas da modalidade ficam elegíveis para "roubo" no caso de expiração do prazo de exclusividade.


-
Status: Altere o status arrastando para esquerda ou direita para alternar entre ON (ligado) e OFF (desligado)
-
Tempo de Exclusividade (horas): No caso da configuração estar ativa, deve ser inserido o prazo de exclusividade para que uma loja atenda a entrega, antes desta ser disponibilizada para as outras lojas do mesmo pool.
-
Após o preenchimento de todos os campos necessários, clique em Salvar para confirmar o registro.
Updated 26 days ago