Alterar status

Alterando um pedido
A ferramenta de Tratativa de Pedidos da Linx OMNI permite que um status seja adicionado ao histórico do pedido manualmente, de acordo com a necessidade da operação. A alteração de status é feita pelo Cockpit e acontece de acordo com as configurações e integrações existentes.

🚧

Importante

Essa alteração de status vai impactar no histórico do pedido. É importante prestar atenção aos status que envolvem faturamento e disparo de e-mails transacionais, por exemplo.

Como funciona

Ação → Alterar status

Na tela de pedido, você terá a opção de Alterar status. Quando a opção for selecionada, uma nova tela abrirá para que o status seja informado:

Alguns critérios definem quais status serão exibidos nesta tela, confira abaixo:

  • Configuração do seu mapa de status, ou seja, existe uma variação do status atual da sua entrega para quais outros status você poderá ir.
  • Configuração de quais os tratamentos podem ser utilizados para o tipo de entrega.
  • Configuração de permissão.
  • Validação de uso de um tratamento, verificar se tem quantidade para aparecer o tratamento para uso no combobox.
  • Não irá aparecer o tratamento do tipo Ruptura, pois é um tratamento de uso do sistema Instore.
  • Quando uma entrega tiver o status Pronto para envio → shipping_ready, entendemos que já houve o envio dos dados para transportadora e não é possível fazer alterações para alguns status dessa entrega, apenas para status finalizadores como cancelamento e entregue.
  • Em caso que tenha a necessidade de retroceder um status e fazer um novo faturamento, é necessário uma melhoria de integração com seu sistema de emissão de documento fiscais, para entender que precisa de um novo faturamento. Caso não tenha essa melhoria, entrar em contato com suporte Linx OMS e solicitar a configuração de inclusão de Nfe manualmente.
  • Se retroceder para um status, e o sistema entender que já houve a criação de um volume, vamos fazer a exclusão desses dados e será necessário passar pelo processo de conferência no Instore.
  • Quando uma entrega já possui um status de Cancelamento (estrutura de exception), não será possível incluir um status com objetivo de retroceder o ciclo de vida daquela entrega.

Ao confirmar, será feita a inclusão desse novo status na sua entrega, com data e hora atual.

🚧

Quando utilizar a inclusão de um status novo em uma entrega, em uma entrega que seja de modalidade Ship TO, pode acontecer impacto de status na outra entrega, então a tela irá avisar:

❗️

Atenção - Integrações

Ao fazer reprocesso de status, importante validar se seu sistema emissor fiscal esta preparado para um refaturamento, caso não esteja, necessário uma ação manual do operador em loja.


Did this page help you?