Ordenação – customização dos critérios

Experimente customizar a ordenação dos resultados de busca.Experimente customizar a ordenação dos resultados de busca.

Experimente customizar a ordenação dos resultados de busca.

Para exibir os resultados de cada consulta no site, a Busca Personalizada gera um ranking de todos os produtos do catálogo, considerando uma série de fatores: o padrão de consumo e navegação do usuário (personalização), a quantidade de cliques no produto, a quantidade de pessoas comprando tal item, características como data de lançamento e avaliação de outros usuários, etc. Com essa análise, cada produto recebe uma nota e aqueles as mais altas ficam bem posicionados na página de resultados de busca.

Se quiser customizar cada critério, experimentando e deixando-os cada vez mais adequados às necessidades? A boa notícia é que você tem esse tipo de controle! 😇

Um dia, resolveu finalmente tirar uma dúvida que sempre atormentou: “o que os usuários veem quando buscam por ‘pepino’ no site?”. Para isso, acessou o admin da Busca Personalizada e usou a funcionalidade de consulta de ordenação.

Vemos que a Máscara de Dormir com estampa de pepino é o produto com a maior pontuação, principalmente porque o alto volume de vendas do item teve impacto no ranking. Já o Pepino Verde Comprido ganhou relevância principalmente por causa das similaridades de nome e descrição com o termo buscado.

Percebeu que aquele produto não está vendendo bem, então não quer que ele apareça com tanta prioridade entre os resultados. Vamos resolver esse pepino!

Para começar, deve acessar a seção de Ordenação e clicar em Customizar Ordenação.

Pronto, está na seção certa. Já que vamos mudar as regras especificamente para a busca pelo termo ‘pepino’, o primeiro passo é simular essa consulta. Para isso, digite o termo no campo de busca disponível e clique em Customizar.

Perfeito! Olhando para a lista à esquerda, já consegue entender como cada um dos cinco critérios está impactando essa busca:

Se o critério TERMOS DE CONSULTA era o principal responsável por jogar o Pepino Verde Comprido lá para cima (impactava 94% da pontuação deste produto), o que você quer é diminuir a força desse termo. Para nosso teste, vamos arrastar o seletor para a esquerda, baixando o impacto desse critério de ordenação de 0.3 para 0.1.

Agora basta clicar em Aplicar para ver qual foi a mudança que essa alteração causou. O produto indesejado já não aparece entre as primeiras posições!

Onde foi parar o pepino? Vamos rolar para baixo até encontrá-lo.

Ali está ele! Com a mudança nos critérios de ordenação, o produto que antes aparecia em terceiro colocado caiu 22 posições, sendo levado para a segunda página da busca.

O mesmo tipo de alteração poderia ser feito para vários outros termos de busca, aumentando ou diminuindo diferentes critérios. A diferença que isso vai causar no resultado final da busca depende de como são as alterações que será feita, então certifique-se de testar bem e verificar o resultado dos testes antes de se comprometer com a mudança em definitivo. Afinal, ninguém aqui quer piorar os algoritmos da Busca, né?

E caso não queira se aventurar com essa funcionalidade, não precisa se preocupar. Garantimos que a Busca Personalizada já faz um bom trabalho exibindo para seus consumidores aquilo de que eles irão gostar. 😉


Did this page help you?