Pedidos

Orientação no fluxo de integração e atualização de status de pedidos no marketplace.

Fluxo de integração de pedidos - HUB

A maior parte dos marketplaces utilizam o fluxo de atualização de status iniciando no pedido aguardando pagamento e finalizando na entrega do produto. Porém, existem fluxos de exceção, cancelamento, reembolso e fluxos inversos, onde o processo de atualização deve partir do lojista ao invés do marketplace e vice-versa.

Fluxo de atualização de pedidosFluxo de atualização de pedidos

Fluxo de atualização de pedidos

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Aguardando pagamento

Não é integrado na plataforma pedidos aguardando pagamento do Mercado Livre ou Amazon.

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Faturado

Ao utilizar Mercado Livre serviço Fulfillment, o faturamento do pedido é gerado pelo marketplace, neste caso atualização é enviada do Mercado Livre para a plataforma. O ERP precisa estar adaptado para receber a atualização do status Faturado. Nos demais fluxos e serviços, o Faturamento deve ser realizado pelo Lojista através do ERP ou Plataforma.

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Enviado e Entregue

Ao utilizar um serviço de entrega do Marketplace, como B2W Entregas, Magalu Entregas, Netshoes Entregas, Mercado Envios Vip, Mercado envios Fulfillment e Amazon FulFillment, a atualização do status é realizada do marketplace para a plataforma. O ERP precisa estar adaptado para receber a atualização do status Enviado e Entregue. Nos demais fluxos e serviços o despacho e entrega devem ser realizados pelo Lojista através do ERP ou Plataforma.

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Exceção de entrega

Lojista pode alterar um pedido enviado para exceção de entrega, afim de comunicar um problema junto a B2W. Após, o pedido pode ser cancelado ou entregue.

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Cancelado

Mercado Livre e Netshoes não permitem o cancelamento por parte do lojista. Nos demais marketplaces, o lojista pode cancelar o pedido no marketplace somente quando este está no status aguardando pagamento ou aprovado, após faturamento não é permitido cancelamento por parte do lojista.

Pagamento reembolsado

Quando o comprador solicita o cancelamento de um pedido na qual não foi despachado, o pedido é alterado pelo Mercado Livre para Pagamento Reembolsado, independente se já foi gerada a NFe. A plataforma recebe a atualização e realiza o cancelamento da reserva de estoque.

Se o pedido já foi enviado, é aberta uma disputa e o pagamento só é reembolsado após o lojista confirmar o retorno do produto. No momento não temos integração com a API de reclamação, então o lojista precisa acompanhar através do painel do Mercado Livre o status da disputa.

Dado as informações acima, qualquer pedido pode receber por parte do Mercado Livre o status de Reembolsado (após encerramento da disputa/reclamação), sendo necessário que o ERP esteja preparado para atualizar esta informação.

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Reembolso

Status de pagamento reembolsado esta disponível somente no Mercado Livre.


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