Pagamento via PIX

O que é o PIX?

O PIX é o novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas transferirem valores ou receber pagamentos. Através do PIX, as pessoas (físicas e jurídicas) conseguem realizar transações que finalizam em menos de 10 segundos.

Basta efetuar o cadastro das chaves no aplicativo mobile das instituições financeiras que é liberado para realizar o pagamento através do mesmo, seja por envio para chaves específicas (CPF/CNPJ, e-mail, telefone ou chave aleatória) ou leitura de QR Code.

Como funciona?

Aqui na Linx Commerce temos como transacionar pagamentos via PIX através da Mundipagg.

📘

O que precisamos para começar?

Para que possamos prosseguir com a configuração do PIX, precisamos ter conta na Mundipagg e Pagar.me, junto das seguintes informações:

Mundipagg V1

  • Chaves públicas
  • Chaves privadas

Para prosseguir, é necessário configurar um meio de pagamento da Mundipagg V1. Para saber como efetuar a criação de um novo meio de pagamento, acesse aqui. Caso já possua a Mundipagg V1 configurada, abra o meio de pagamento que já aparecerá a opção do PIX para habilitar.

Já no meio de pagamento da Mundipagg, no lado esquerdo da página teremos a opção PIX.

Em seguida, selecionamos o status como ativo e mantemos as demais configurações padrão.

📘

Comunicação via webhook

Para que a comunicação do pagamento e demais status ocorram de maneira automática, faz-se necessário a configuração dos webhooks no painel da Mundipagg.

Para entender como configurar, falamos um pouco melhor do assunto aqui neste documento.

Funcionamento e exibição no checkout

No checkout o PIX será exibido em um bloco sozinho (de acordo com o Grupo configurado no meio de pagamento) de acordo com imagens abaixo.

Etapa 1 - Seleção do PIX como meio de pagamento.Etapa 1 - Seleção do PIX como meio de pagamento.

Etapa 1 - Seleção do PIX como meio de pagamento.

Etapa 2 - Finalização do pedido para exibição dos dados para o pagamento.Etapa 2 - Finalização do pedido para exibição dos dados para o pagamento.

Etapa 2 - Finalização do pedido para exibição dos dados para o pagamento.

Etapa 3 - Exibição dos dados para efetivação do pagamento pelo consumidor no aplicativo de sua instituição financeira.Etapa 3 - Exibição dos dados para efetivação do pagamento pelo consumidor no aplicativo de sua instituição financeira.

Etapa 3 - Exibição dos dados para efetivação do pagamento pelo consumidor no aplicativo de sua instituição financeira.

Na finalização do pedido o consumidor pode optar por finalizar o pagamento através da leitura do QR Code ou copiando o código do PIX no botão Copiar código PIX.

Mobile

Nos dispositivos móveis o funcionamento do PIX é muito semelhante ao do desktop, apenas redimensionado para exibir corretamente nestes dispositivos.

Até o presente momento não disponibilizamos a leitura do QR Code no mobile, apenas pagamento via código PIX.

Tempo de expiração do PIX

Também possibilitamos a alteração do tempo de expiração do PIX através do acesso ao meio de pagamento e clicando em Integração. Por questões de segurança, recomendamos não manter um valor alto.

🚧

Template de e-mail

O funcionamento dos templates de e-mail no caso de pedidos do PIX ocorre da mesma forma que os demais. Existe a possibilidade de personalizar o template para adicionar a imagem do QR Code ou o código PIX já no envio do e-mail.

Para saber mais sobre templates de e-mail, acesse aqui.

📘

📘 Testes em Sandbox

Para efetuar testes em sandbox, a confirmação e estorno de pagamento podem ser simuladas através da dashboard da Mundipagg.


Did this page help you?