Promovidos - Impulso

A Busca Personalizada é diferente e não existe uma, mas diversas formas de usar. Vamos explicar como funciona a estratégia de Impulso.

Valorize um produto específico melhorando seu ranking na busca da loja.Valorize um produto específico melhorando seu ranking na busca da loja.

Valorize um produto específico melhorando seu ranking na busca da loja.

A funcionalidade de Promovidos volta e meia aparece nas soluções da Suíte de Personalização e o objetivo é sempre o mesmo: dar ao lojista a possibilidade de favorecer a exibição de determinados produtos no site.

Nessa modalidade de Promovidos vai dar um empurrãozinho nos produtos que escolher, melhorando a posição deles dentro dos resultados de busca. Então, vamos dizer que cadastrou um Impulso para o Shampoo Restaurador Y.

A partir de agora, sempre que um usuário do site fizer uma busca que retorne o Shampoo Restaurador Y, vamos melhor o ranking do produto, ganhe mais visibilidade. Sem o incentivo, talvez o shampoo aparecesse lá atrás nos resultados da busca, mas agora ele subirá de posição.

Então vou empurrar o produto lá para cima sempre?

Não. Muita calma nesta hora. Se o que quer é garantir que o produto apareça entre as primeiras posições, a estratégia de Destaque da Promovidos é a mais apropriada para você.

Com a estratégia de Impulso, o que acontece é que o ranking do produto melhora, mas não é possível dizer exatamente quantas posições aquele produto subirá por conta disso. Isso porque, como sabe, o ecommerce é um organismo vivo e dinâmico, que está mudando a todo instante conforme acontecem compras, cliques e mudanças de catálogo. Então, a subida do Shampoo Restaurador Y depende também do ranking de todos os produtos que estão à volta dele – e isso muda o tempo todo e para cada termo de busca digitado.

Comparando com as outras opções de Promovidos, encare o Impulso como uma forma mais sutil e mais abrangente de melhorar a relevância de um produto. Mais abrangente porque, diferente do que fazem as estratégias de Destaque, a melhoria aqui vale para qualquer busca que traga o produto selecionado entre seus resultados.

Como se configura o tal do impulso?

No exemplo de cima falamos de um único produto, o Shampoo Restaurador Y, mas na verdade você pode configurar um Impulso para vários produtos simultaneamente.

Para te ensinar como fazer, vamos começar pelo começo, que é sempre mais fácil. Acesse o admin da Busca Personalizada, e lá dentro busque pela seção Promovidos no menu lateral. (se perdeu o link do admin em algum canto, é só clicar aqui)

É dentro dessa área que irá gerenciar as diferentes campanhas de Promovidos (sejam elas por Impulso ou Destaque). Mas agora, o que queremos é criar uma nova Promovidos do tipo Impulso.

Chegou a hora de escolher a estratégia de Promovido. Pra essa explicação, nomeie o projeto, selecione o segundo tipo de Promovido (Impulso) e clique em Próximo.

E agora chega o momento mágico! 🙂 Deverá nos dizer quais produtos quer favorecer através da nossa feature. Existem três formas diferentes de fazer essa seleção de produtos, olha só:

Feito! Para concluir o processo, poderá escolher datas de início e término para o Impulso começar a agir ou se estiver com pressa, pode ligar a funcionalidade desde já. 😉

Entendido como funciona, já está pronto para usar à vontade essa estratégia da Promovidos. Mas não para por aí, já que existem outras duas maneiras de evidenciar produtos para os usuários do site, cada uma adequada a diferentes estratégias.

PROMOVIDOS VIA DESTAQUE - pode fixar seu produto ou categoria nas primeiras posições de um resultado de busca para um termo específico. Ex.: se o cliente buscar por “Trilha” ou “Impermeável”, sempre exibir as botas da marca N entre as primeiras posições.

PROMOVIDOS VIA DESTAQUE NO AUTOCOMPLETE – pode destacar produtos específicos no campo de Autocomplete da Busca, definindo que termos de busca terão que produtos em evidência.

Aprendeu direitinho? Então comece agora a promover os produtos mais estratégicos 😉


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