Promovidos - Impulso
A Busca Personalizada é diferente e não existe uma, mas diversas formas de usar. Vamos explicar como funciona a estratégia de Impulso.


Valorize um produto específico melhorando seu ranking na busca da loja.
A funcionalidade de Promovidos volta e meia aparece nas soluções da Suíte de Personalização e o objetivo é sempre o mesmo: dar ao lojista a possibilidade de favorecer a exibição de determinados produtos no site.


Nessa modalidade de Promovidos você vai dar um empurrãozinho nos produtos que escolher, melhorando a posição deles dentro dos resultados de busca. Então, vamos dizer que cadastrou um Impulso para o Shampoo Restaurador Y.


A partir de agora, sempre que um usuário do site fizer uma busca que retorne o Shampoo Restaurador Y, vamos melhorar o ranking do produto e ganhar mais visibilidade. Sem o incentivo, talvez o shampoo aparecesse lá atrás nos resultados da busca, mas agora ele subirá de posição.


Então vou empurrar o produto lá para cima sempre?
Não. Muita calma nesta hora. Se o que quer é garantir que o produto apareça entre as primeiras posições, a estratégia de Destaque da Promovidos é a mais apropriada para você.
Com a estratégia de Impulso, o que acontece é que o ranking do produto melhora, mas não é possível dizer exatamente quantas posições aquele produto subirá por conta disso. Isso porque, como sabe, o ecommerce é um organismo vivo e dinâmico, que está mudando a todo instante conforme acontecem compras, cliques e mudanças de catálogo. Então, a subida do Shampoo Restaurador Y depende também do ranking de todos os produtos que estão à volta dele – e isso muda o tempo todo e para cada termo de busca digitado.
Comparando com as outras opções de Promovidos, encare o Impulso como uma forma mais sutil e mais abrangente de melhorar a relevância de um produto. Mais abrangente porque, diferente do que fazem as estratégias de Destaque, a melhoria aqui vale para qualquer busca que traga o produto selecionado entre seus resultados.
Como se configura o tal do impulso?
No exemplo de cima falamos de um único produto, o Shampoo Restaurador Y, mas na verdade você pode configurar um Impulso para vários produtos simultaneamente.
Para te ensinar como fazer, vamos começar pelo começo, que é sempre mais fácil. Acesse o admin da Busca Personalizada e lá dentro busque pela seção Promovidos, no menu lateral. (se perdeu o link do admin em algum canto, é só clicar aqui)


É dentro dessa área que irá gerenciar as diferentes campanhas de Promovidos (sejam elas por Impulso ou Destaque). Mas agora, o que queremos é criar uma nova Promovidos do tipo Impulso.


Chegou a hora de escolher a estratégia de Promovido. Pra essa explicação, nomeie o projeto, selecione o segundo tipo de Promovido (Impulso) e clique em Próximo.


E agora chega o momento mágico! 🙂 Deverá nos dizer quais produtos quer favorecer através da nossa feature. Existem três formas diferentes de fazer essa seleção de produtos, olha só:


Feito! Para concluir o processo, você poderá escolher datas de início e término para o Impulso começar a agir ou se estiver com pressa, pode ligar a funcionalidade desde já. 😉
Entendido como funciona, já está pronto para usar à vontade essa estratégia da Promovidos. Mas não para por aí, já que existem outras duas maneiras de evidenciar produtos para os usuários do site, cada uma adequada a diferentes estratégias.
PROMOVIDOS VIA DESTAQUE - pode fixar seu produto ou categoria nas primeiras posições de um resultado de busca para um termo específico. Ex.: se o cliente buscar por “Trilha” ou “Impermeável”, sempre exibir as botas da marca N entre as primeiras posições.
PROMOVIDOS VIA DESTAQUE NO AUTOCOMPLETE – pode destacar produtos específicos no campo de Autocomplete da Busca, definindo que termos de busca terão que produtos em evidência.
Aprendeu direitinho? Então comece agora a promover os produtos mais estratégicos 😉
Updated 23 days ago