Realocação de entrega padrão

O que é a Realocação ?

É a troca de uma filial que acusou não possuir estoque, por outra dentro do mesmo grupo de pool que possui estoque para atender a Entrega daquele consumidor.

Para ocorrer o fluxo, é preciso que aconteça uma quebra de estoque na separação da entrega.
Pode acontecer no Instore ou receber o tratamento tipo quebra de estoque via API (stockout), apenas em Entregas (fulfillments) de tipo Envio pela loja (shipment).

O tratamento do fluxo acontece pelo Order OMS e envolve nova cotação para que a entrega possa ser redirecionada à outra loja do mesmo pool que possua estoque, e mesma tabela de frete e transportadora.

Por que utilizar essa funcionalidade?

Ao ativar a funcionalidade, você terá uma chance de maior de sucesso daqueles produtos ao seu consumidor.
Diminuindo assim a sua quebra de estoque, aumentando seu faturamento e NPS junto ao consumidor.

Para funcionamento são necessárias as seguintes configurações:

  1. Ativar a configuração de Realocação de pool no Cockpit;
  2. Na Configuração do Pool > Cadastro das lojas no Pool ativar todas as filiais com entrega Envio pela loja ;
  3. No Estoque tenha os SKUs cadastrados e ativos nas filiais do pool e reserva;
  4. Na Tabela de frete (contractId), cadastre e ative com todas as filiais do pool;
  5. Em Modalidade de frete (methodId) o parâmetro Pool de filiais para resgate de pedido ativo;
  6. Nos Dados do Pedido obrigatoriamente a entrega deve ter o campo fulfillments.F1.shipment.address.zip (CEP cliente) preenchido;
  7. Atenção: A realocação está atrelada a estrutura de Pool, ou seja, é de extrema importância que esteja configurada de forma adequada e que as filiais que estiverem dentro do mesmo pool tenha o contrato de frete (tabela de frete e transportadoras) iguais. Caso não tenha as configurações adequadas os impactos que podem ocorrer nessas situações serão de: não realocar a entrega (fulfillment) ou aumento na sua conta frete.

Funcionalidade quando realocada:

A tentativa é feita em filiais do mesmo Pool que a filial que indicou a quebra de estoque, verificando então se uma delas consegue atender a entrega 100% dos produtos. Caso não encontre outra filial para atender essa Entrega, irá ocorrer a quebra de estoque (stockout).

Fluxo de sucesso:

  1. Tratamento de Pool redirection
  2. O status da Entrega (fulfillment) é alterado para WAITING;
  3. A reserva é atualizada com a nova filial;
  4. O estoque é bloqueado na filial original;
  5. É atualizada com os dados da nova filial (locationId);
  6. É atualizada com os dados da nova cotação (shipment e freightCosts);
  7. O tratamento é encerrado (processed: true) e atualizado com os dados da cotação de pool (newLocationId, newLocationType, newCarrierName e quoteId).
  8. O recálculo da data de previsão cliente e transportadora (estimatedDeliveryDate e carrierDeliveryDateEstimated)
  9. A entrega será disponibilizada na nova filial para passar pelo processo de separação pelo Linx OMS InStore.

Quando ocorre falha na realocação:

  1. O estoque é bloqueado na filial original;
  2. Configurações: ausência de alguma configuração, ou feita de forma errônea;

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Ponto de impacto

Devido a alteração de qual a filial irá atender aquela Entrega, necessário se adequar os fluxos de integrações e seus sistemas:
--> Atente-se com as integrações junto ao seu ERP e PDV (demais sistemas de faturamento);
--> Fluxo fiscal e contábil;
--> Comunicação de atualização da Entrega/Pedido ao consumidor.

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Benefícios

--> Aumento da disponibilidade de estoque total.
--> Possibilitar que um pedido que teve quebra de estoque em uma filial possa ser atendido por outra loja do pool, aumentando assim o faturamento.
--> NPS da sua marca com o consumidor.


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