Sinônimos

Aprenda a usar a função sinônimos para relacionar dois ou mais resultados de busca.Aprenda a usar a função sinônimos para relacionar dois ou mais resultados de busca.

Aprenda a usar a função sinônimos para relacionar dois ou mais resultados de busca.

Não quer que o usuário da loja deixe de encontrar os smartphones do catálogo porque digitou o termo “telefone” ou “celular” em vez de “smartphone”, certo? Também temos essa preocupação e por isso, a solução já conta com uma lista de sinônimos mais comuns. Isso garante que as buscas dos clientes serão as mais precisas na maior parte dos casos.

Entendemos que nem todos os casos serão previstos e por isso tem o controle para configurar manualmente duas de nossas features, garantindo o resultado de busca ideal sempre. Estamos falando de Sinônimos e Expansões.

Essa feature serve para solucionar casos como o da Sílvia, que quer muito comprar um blu-ray do seriado Game of Thrones, mas busca pela abreviação de fã: GoT e não encontra o produto.

Todos os detalhes de configuração da feature, que resolve situações como essa, entenderá a seguir:

O que define um sinônimo?

Apesar de se chamar Sinônimos, essa função também da liberdade para cadastrar quaisquer termos que considere similares dentro do ecommerce, mesmo que as palavras não sejam sinônimos ortográficos ou signifiquem a mesma coisa.

Como assim? Posso determinar que cadeira e mochila sejam sinônimos? Sim, pode, mas por favor, não faça isso! Não queremos usuários completamente perdidos no site. 😉

Com isso, pode acabar tendo vários tipos de sinônimos no seu site:

>> Sinônimo Ortográfico – Quando os termos são sinônimos no nosso idioma.
Ex: guarda-roupa e roupeiro; penal e estojo; secador e secadores; tangerina e mixirica, etc.

>> Sinônimo Não Ortográfico – Quando os termos não são necessariamente sinônimos da língua portuguesa, mas significam a mesma coisa. Geralmente, abreviações, idiomas diferentes, etc.
Ex: HP e Harry Potter; smartphone e celular; playstation 4 e PS4, etc.

>> Sinônimo Forçado – Quando os termos não são necessariamente sinônimos, mas por algum motivo é interessante, para a estratégia da loja, dizer que eles têm a ver um com o outro.
Ex: GoT e Senhor dos Anéis; chuteira e tornozeleira; TV, balde de pipoca e controle remoto, etc.

Resumindo, a função Sinônimos associa dois ou mais termos de busca entre si e sempre que qualquer um deles seja pesquisado, o site retorna resultados de pesquisa que valeriam para todos os sinônimos. Diferente de um cadastro de expansão, onde impacta os resultados só de um termo, aqui amplia os resultados de todos os termos cadastrados ao mesmo tempo, como no exemplo abaixo:

Qualquer dos três termos buscados retornará mais resultados do que originalmente.Qualquer dos três termos buscados retornará mais resultados do que originalmente.

Qualquer dos três termos buscados retornará mais resultados do que originalmente.

Como faço? Como configuro?

Agora que já entendeu todas as regras, vamos usá-las para solucionar um novo problema.
Uma loja que queria que seus usuários buscando por “Game of thrones” recebessem também resultados de “Senhor dos Anéis” e vice-versa, mas só dentro da categoria Jogos.

Comece acessando o painel de controle.

Dentro da seção da Busca Personalizada, deve acessar Sinônimos, e clicar em Novo Sinônimo.

Aí está! Nesta tela vai inserir os termos que quer que virem sinônimos. Para adicionar, você deve digitar o termo e logo em seguida pressionar o Enter.

Caso quisesse criar uma regra que valesse para o site inteiro, poderia parar por aqui e já publicar.

Mas na nossa situação, queremos que a equivalência entre esses termos valha somente para uma categoria específica: a de jogos. Para isso, basta digitar o nome da mesma no segundo campo e pressionar o Enter. Depois, é só clicar em Publicar.

Tcharam! Caso resolvido com sucesso!

E se quisesse cadastrar muitos sinônimos de maneira rápida?

Importar sinônimos?

Temos uma função que agiliza a sua vida: o Importar! 😀

Com o importar dá para cadastrar vários sinônimos de uma vez só. Na mesma seção onde já estava, a de Sinônimos, basta clicar em Importar em vez de Novo Sinônimo.

Nesta tela será solicitado um arquivo .txt (só pode ser .txt) e pra que dê tudo certo e o sistema consiga entender, o arquivo deve seguir o modelo descrito no exemplo. Depois, para enviar é só clicar em Importar.

❗️

Hei, atenção!

Qualquer caractere ou espaço a mais pode invalidar a lista, mas não se preocupe, será avisado se isso acontecer! 😉

Como na tela aí abaixo:

Caso isso tenha acontecido, pare, respire e confira de novo essas linhas indicadas pra ver se tá tudo certinho conforme o modelo sugerido (se não tem um caractere errado, por exemplo). Depois é só escolher o arquivo e importar novamente.

Agora aprendeu duas formas diferentes de cadastrar sinônimos no seu ecommerce e com isso facilitar a vida dos usuários que só querem encontrar aquilo que procuram. \o/


Did this page help you?